Cartório dos Animais de Santa Maria tem nova página para denúncias de maus-tratos; veja como acessar

Na foto, o professor doutor Enio Giotto (criador do novo aplicativo), Inspetora Natiele Ceschini Batistela (à dir), e o escrivão Gerson Ribeiro Flores.Foto: Cartório dos Animais (Divulgação)

O Cartório Especializado na Investigação e Proteção aos Animais da 1ª Delegacia de Polícia de Santa Maria agora tem uma página online exclusiva para denúncias de maus-tratos a animais. Por meio do endereço, os santa-marienses podem registrar casos de crueldade de forma digital.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Ao acessar a página, o denunciante deverá, obrigatoriamente, inserir seus dados pessoais, os quais ficarão em sigilo desde que comprovada a veracidade da denúncia. Não sendo comprovada a denúncia, o autor poderá responder por Denunciação Caluniosa, crime previsto no artigo 339 do Código Penal.

Novo aplicativo irá ajudar nas investigações

Além disso, desde o último dia 14, a delegacia, com titularidade do delegado Carlos Alberto Dias Gonçalves, possui um aplicativo para ser usado na investigação dos crimes contra animais. O programa de software foi desenvolvido e entregue na forma de colaboração pelo professor doutor Enio Giotto, responsável pelo Laboratório de Geomática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e tem por objetivo contribuir para a organização, planejamento e a gestão dos processos de trabalho, facilitando o recebimento e averiguação de denúncias recebidas.

Essa ferramenta dará agilidade às averiguações da delegacia, tornando ainda mais preciso o serviço feito em campo, assim como a elaboração dos relatórios.

O que pode ser considerado maus-tratos

  • Corrente fixa e sem o "vai e vem";
  • Animais sem abrigo e fonte de água limpa e fresca;
  • Animais doentes, sem tratamento veterinário e em condições insalubres, sem higiene
  • Cavalos sem água e sem alimentação adequada

Outras formas de denunciar crimes contra animais em Santa Maria

Site da prefeitura

​Vá até santamaria.rs.gov.br/servicos-online, clique em “serviços online”, vá em “Meio Ambiente Saneamento", clique em "Denúncia de Maus Tratos" e descreva a situação.

Delegacias

As denúncias também podem ser feitas nos canais oficiais de denúncia da Polícia Civil, ou registrar um boletim de ocorrência presencialmente nas Delegacias de Polícia do município:

  • 3ª Delegacia de Polícia Civil de Santa Maria, na Rua Visconde de Pelotas, 1584, Bairro Nossa Senhora de Fátima;
  • Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) da Polícia Civil, na Avenida Nossa Sra. Medianeira, 91, Bairro Nossa Sra. Medianeira;
  • 3ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, na Rua Doutor Alberto Pasqualini, Centro.


Leia também

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: PMs de Santa Maria resgatam menina de 9 anos mantida em cárcere privado no litoral do RS; suspeito morreu Anterior

VÍDEO: PMs de Santa Maria resgatam menina de 9 anos mantida em cárcere privado no litoral do RS; suspeito morreu

Três pessoas morrem em acidente de trânsito na BR-290, em São Sepé Próximo

Três pessoas morrem em acidente de trânsito na BR-290, em São Sepé

Polícia/Segurança