Foto: Brigada Militar
Uma mulher de 43 anos e seu filho, de 17, foram flagrados em uma ação de combate ao tráfico de drogas na noite de segunda-feira (28), no Bairro Lorenzi, em Santa Maria. A operação foi realizada pelo 2º Batalhão de Polícia de Choque (2º BPChq), por volta das 20h40min, na Travessa Gramado, em um ponto já conhecido por atividades ligadas ao tráfico de entorpecentes.
De acordo com a Brigada Militar, os policiais patrulhavam a região quando avistaram o adolescente saindo da residência com as mãos nos bolsos. Ao receber ordem de abordagem, ele fugiu para dentro do imóvel, sendo perseguido e detido. Com ele foram encontrados uma porção de maconha, um celular e R$ 70. O jovem admitiu que iria entregar a droga a um usuário na Praça do Mallet.
Dentro da casa, a mulher — natural de Sapucaia do Sul — foi localizada em um quarto onde havia uma mesa com drogas fracionadas e prontas para a venda. O ambiente também continha utensílios usados para embalar entorpecentes, pinos vazios, caderno com anotações da contabilidade do tráfico, balança de precisão, câmeras de vigilância, papel para cigarro, isqueiros e uma quantidade significativa de substâncias ilícitas. Chamou a atenção da equipe a presença de seis cartões cidadão com senha, que, segundo a polícia, estavam sendo aceitos como forma de pagamento por drogas na chamada “boca de fumo”.
Ao todo, foram apreendidos535,5 gramas de maconha, sendo uma porção de 35g, meia barra de 335g e 110 porções totalizando 165g. Também foram encontradas 13,5 gramas de crack divididas em 31 embalagens, além de 138,1 gramas de cocaína distribuídas em 53 pinos grandes, 37 pinos pequenos e 10 embalagens zip lock. Também foi apreendida uma porção de haxixe com 0,5 grama. No local havia ainda dois celulares, uma balança de precisão, um pote com pó branco utilizado para mistura com cocaína, oito isqueiros, 35 papéis seda (comuns e saborizados), um pacote contendo ependorfs e sacos plásticos para embalar drogas, além de R$ 738,50 em espécie.
A mulher foi presa em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e corrupção de menores. O adolescente foi apreendido por ato infracional análogo ao tráfico. Ambos foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). A ação contou com o apoio do Canil do 2º BPChq, que realizou buscas nas imediações, mas nenhum novo material foi localizado.
Cartão Cidadão
O Cartão Cidadão é um documento emitido pela Caixa Econômica Federal, utilizado para a consulta e saque de benefícios sociais e trabalhistas disponibilizados pelo governo federal, como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o abono salarial do PIS, o seguro-desemprego, entre outros. O cartão é de uso pessoal e intransferível, e seu uso requer senha individual cadastrada pelo titular. Quando apreendido em situações como esta, especialmente com a senha, há indícios de que tenha sido utilizado indevidamente como moeda de troca por entorpecentes, o que além de configurar prática criminosa, pode indicar exploração da vulnerabilidade social de usuários ou dependentes químicos.