Associação Nacional de Guardas Municipais visita Santa Maria durante reuniões em cidades gaúchas

Associação Nacional de Guardas Municipais visita Santa Maria durante reuniões em cidades gaúchas

Foto: Marcelo Oliveira (Prefeitura de Santa Maria, Divulgação)

Dirigentes da Associação Nacional estiveram reunidos com o secretário de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas, e demais autoridades locais na segunda-feira

A Associação dos Guardas Municipais do Brasil (AGM Brasil) realiza encontros nas principais cidades do Rio Grande do Sul, nesta semana, com o objetivo de debater a situação da categoria. As reuniões começaram na segunda-feira (28), quando a comitiva da Caravana GCM Legal esteve emSanta Maria, e se encerram nesta quarta-feira (30).

​ + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

​Além de visitar municípios, a agenda contemplou passagens por instituições, como o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a Assembleia Legislativa, "reforçando a articulação institucional e o compromisso com os guardas municipais gaúchos". Na segunda-feira, a associação inaugurou o novo escritório regional em Porto Alegre, para ampliar sua estrutura física e consolidar a representatividade da categoria no Estado.

– Estamos expandindo nossa atuação institucional no Rio Grande do Sul com responsabilidade e presença. A nova sede é mais do que um ponto físico: é símbolo do nosso compromisso com os guardas municipais gaúchos, que merecem reconhecimento e estrutura para o exercício pleno de suas funções – afirma Reinaldo Monteiro, presidente da Associação dos Guardas Municipais do Brasil.

Segundo a entidade, a Caravana GCM busca que a manter a entidade mais próxima das bases, ouvindo, dialogando e construindo soluções com as lideranças locais. 

– A representatividade se constrói com presença e ação – acrescenta o vice-presidente da AGM Brasil, Ramon Soares.


Ciosp é referência em integração

Em Santa Maria, as reuniões com representantes da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (SSOP) ocorreram em dois locais, na sede da Guarda Municipal e no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). 

– É fundamental esse diálogo com a Associação Nacional. Santa Maria tem investido fortemente em sua Guarda Municipal, dotando-a de tecnologia e capacitação para atuar de forma estratégica. A troca de experiências com uma entidade de peso como a AGM nos fortalece e nos dá subsídios para continuar aprimorando nossas ações em prol da segurança dos santa-marienses – afirma o secretário de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas.

Durante a visita, os representantes da AGM conheceram a infraestrutura e as tecnologias utilizadas pelo Ciosp, um centro de referência em videomonitoramento e integração das forças de segurança em atuação há cinco anos. A comitiva demonstrou interesse na forma como a Guarda Municipal de Santa Maria atua em conjunto com os demais órgãos, especialmente nas ações de prevenção e combate à criminalidade urbana.

A reunião abordou temas como os avanços na legislação das guardas municipais, a importância da formação contínua dos agentes e o desenvolvimento de estratégias conjuntas para enfrentar os desafios da segurança em âmbito municipal. Também foram discutidas possibilidades de agendas conjuntas para os próximos meses.

– Nosso objetivo é unir forças. Viemos aqui porque Santa Maria é estratégica e o Rio Grande do Sul e importante para o fortalecimento não só das guardas municipais, mas da segurança pública de todo o país. É muito importante que possamos fortalecer o município enquanto ente federado, para ampliar as potencialidades da atuação das guardas municipais – ressaltou Reinaldo Monteiro.


*Com informações da prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Polícia Civil identifica motorista e apreende carro envolvido no atropelamento com morte de idosa no interior de Agudo Anterior

Polícia Civil identifica motorista e apreende carro envolvido no atropelamento com morte de idosa no interior de Agudo

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio acumulado vai para R$ 76 milhões Próximo

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio acumulado vai para R$ 76 milhões

Polícia/Segurança