Santa Maria passará de 1,2 mil para 1,7 mil câmeras de monitoramento nas ruas

Colaborou: Mateus Ferreira

Santa Maria passará de 1,2 mil para 1,7 mil câmeras de monitoramento nas ruas

Foto: Vinicius Becker

Santa Maria dará um salto significativo no sistema de videomonitoramento urbano. A cidade terá um acréscimo de mais de 450 câmeras de segurança, elevando o total de 1.247 para aproximadamente 1,7 mil equipamentos distribuídos por ruas e espaços públicos. A ampliação faz parte de um conjunto de investimentos em infraestrutura e tecnologia para fortalecer a segurança pública local.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A expansão prioriza áreas com pouca cobertura, como bairros periféricos, além de espaços estratégicos como escolas, unidades de saúde e vias centrais, entre elas, a Rua do Acampamento, que terá reforço no cercamento eletrônico. O investimento nas novas câmeras será realizado com recursos do município.

Segundo o superintendente de segurança pública de Santa Maria, Sandro Nunes, o monitoramento tem caráter preventivo e estatístico:

– A ideia é captar dados, georreferenciar ocorrências e entender como o município pode contribuir com a segurança pública, inclusive opinando sobre onde instalar câmeras e luminárias de LED. Outro exemplo é o equipamento instalado na Rua do Acampamento. Ele não está ali para autuar, mas sim para coletar dados de fluxo de veículos e circulação de pessoas. Isso nos traz informações importantes que são processadas pelo observatório  – afirma o superintendente.

Torres de monitoramento foram instaladas em maio deste ano na Rua do AcampamentoFoto: Beto Albert / Arquivo Diário

O monitoramento eletrônico de Santa Maria tem colaborado na resolução de crimes. Em dois anos, foram registrados quase 2 mil flagrantes e captações de imagens relevantes em investigações. A meta, segundo a prefeitura, é seguir modernizando a estrutura de segurança com base em dados e evidências.


Ampliação do Ciosp

O projeto está vinculado ao trabalho do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), inaugurado em agosto de 2020. Em cinco anos de funcionamento, o local tornou-se referência estadual pela integração entre órgãos de segurança, videomonitoramento em tempo real e uso de dados para prevenção e resposta a crimes.

Além da ampliação das câmeras, o prédio do Ciosp, localizado na Avenida Medianeira, passará por obras estruturais custeadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-RS) e pela Justiça do Trabalho. Com investimento de R$ 300 mil e execução do Consepro, a reforma começa em agosto. Está prevista, ainda, a instalação de um elevador e de uma subestação elétrica, financiados por emendas impositivas da Câmara de Vereadores.

– O investimento com as novas câmeras que vão ampliar o monitoramento na cidade será realizado pela prefeitura. Já o elevador e a subestação que serão instalados no Ciosp quando ele for ampliado serão custeados por emendas impositivas, oriundas do Legislativo municipal – explica Nunes.




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Polícia investiga se jovem tentou subir em trem antes de ser atropelado; parte do corpo foi carregada por mais de 100 quilômetros Anterior

Polícia investiga se jovem tentou subir em trem antes de ser atropelado; parte do corpo foi carregada por mais de 100 quilômetros

IGP confirma que homem encontrado sem vida em residência no centro de São Gabriel teve morte natural Próximo

IGP confirma que homem encontrado sem vida em residência no centro de São Gabriel teve morte natural

Polícia/Segurança