Um advogado de São Borja foi detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde de sexta-feira (6) após um tumulto com manifestantes do agronegócio que bloqueavam a BR-287, em Santiago. O individuo mora em Santa Maria e também atua na Fronteira Oeste. Ele seguia para um atendimento no município de Itaqui quando se deparou com a rodovia interrompida.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo o advogado, após alguns minutos de espera, ele desceu do carro e pediu que os manifestantes liberassem a passagem. Foi nesse momento que a discussão teria começado. Os produtores rurais alegam que, durante o desentendimento, o advogado sacou uma pistola. Já o advogado afirma que foi cercado, se sentiu ameaçado e avisou que estava armado como forma de defesa.
A PRF foi acionada, apreendeu a pistola e conduziu o advogado à Delegacia de Polícia. Ele foi ouvido por ameaça e liberado. O advogado vai responder o caso em liberdade. Ele registrou ocorrência contra o grupo de manifestantes alegando que também foi ameaçado. Os manifestantes também prestaram depoimento como vítimas.