O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, determinou o afastamento dos responsáveis por autorizarem uma operação policial na comunidade Santo Amaro, na zona sul da capital fluminense, realizada durante uma festa junina na madrugada de sábado (7). A ação resultou na morte de Herus Guimarães Mendes e deixou outras cinco pessoas feridas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A operação foi conduzida pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar. De acordo com a corporação, todos os policiais e oficiais envolvidos foram retirados de suas funções enquanto o caso é apurado.
Investigação em andamento
A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) investigam o caso. O MPRJ requisitou a preservação das imagens das câmeras corporais e pediu que a PM forneça esclarecimentos sobre os objetivos, procedimentos e impactos da operação. Além disso, peritos do MPRJ realizaram uma perícia independente no corpo de Herus.
Por meio de suas redes sociais, o governador Cláudio Castro afirmou, nesse domingo (8), que conversou com o Ministério Público e que colocará à disposição dos promotores de Justiça todas as imagens gravadas pelas câmeras corporais dos policiais.
- Me solidarizo com os familiares e amigos do jovem Herus Guimarães Mendes e das outras vítimas que foram atingidas durante a festa. Sei que palavras não vão trazer ninguém de volta, nem diminuir a dor de se perder um ente querido, mas ficam aqui a minha tristeza e indignação - afirmou o governador numa rede social.