Foto: Rafael Menezes
A primeira madrugada de 2025 começou violenta em Santa Maria, com dois homicídios registrados em menos de uma hora. Dois homens, ainda não identificados, foram mortos a tiros por volta das 0h15min, nos bairros Passo das Tropas e Juscelino Kubitschek.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A Brigada Militar foi acionada após um homem ser encontrado morto ao lado de uma distribuidora de bebidas, na Rua José Tavares, no Bairro Passo das Tropas.
Ao chegarem ao local, os policiais localizaram a vítima caída, com uma marca de disparo de arma no lado esquerdo do peito. No bolso da bermuda do homem, foram encontradas sete porções de cocaína e dinheiro.
Enquanto atendiam essa ocorrência, os policiais foram informados sobre outro homicídio, ocorrido quase simultaneamente. Um homem foi executado com pelo menos 11 tiros na cabeça e no tórax, na Rua Elvídio Azevedo, no Bairro Juscelino Kubitschek, na região oeste da cidade.
A segunda vítima, também não identificada, vestia uma bermuda verde e um moletom preto. Com ele, foram encontrados 11 pinos de cocaína.
Nos dois casos, os locais foram isolados para o trabalho da perícia. Equipes da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) estiveram presentes. O delegado substituto da DPHPP, AdrianoDe Rossi, acompanhou os procedimentos e deu início às investigações para identificar as vítimas e os autores dos crimes.
Balanço de homicídios
Santa Maria encerrou 2024 com 66homicídios, um aumento de 16,36% em relação a 2023, quando foram registradas 55 mortes.
Elucidação dos casos
Apesar do aumento no número de homicídios, os índices de elucidação são considerados positivos. Em 2023, todos os casos foram esclarecidos, com os envolvidos identificados e indiciados pela Polícia Civil. Em 2024, 96% dos crimes já foram solucionados.