Foto: Reprodução, Redes Sociais)
O youtuber Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, voltou aos holofotes esta semana com um vídeo de aproximadamente 50 minutos, no qual denuncia supostos casos de adultização— termo que descreve a exposição precoce de crianças e adolescentes a comportamentos, roupas e situações destinadas a adultos — em redes sociais. O conteúdo já ultrapassou os 15 milhões de visualizações e mais de 100 mil comentários.
Além do tema, a mudança do tom de humor (característico do youtuber) para denúncia, junto ao conteúdo e à duração do vídeo, chamou atenção da internet.
Quem é Felca?
Com 27 anos, natural de Londrina, Felca é humorista e comunicador. Ficou conhecido por satirizar tendências da internet, como o "testei a base da Virgínia" (vídeo de maio de 2023) e as "lives de NPC" no TikTok. Atualmente, possui mais de 4,3 milhões de inscritos no YouTube e 6,5 milhões de seguidores no Instagram.
Casos levantados
No vídeo “Adultização”, publicado na última quarta-feira (6), Felca aborda supostos casos de exploração e sexualização de menores. Muitos deles públicos, que já tem algum inquérito conduzido, muitas vezes, pelo Ministério Público.
Felca também expõe como algoritmos e práticas online podem favorecer predadores, citando códigos usados por pedófilos, como “trade”, “link na bio” e a sigla “CP” (children porn).
Leia mais:
- Pesquisa aponta concentração de rochas com potencial econômico em Caçapava do Sul
- Novo complexo gastronômico abre em Silveira e gera 10 empregos
- Confira as ruas inscritas no Dia do Vizinho 2025