Cidadania

Voluntários de Camobi realizam Campanha do Agasalho o ano todo

O inverno já começou, e as campanhas de agasalho, também. Mas essa iniciativa, que garante um inverno mais quentinho para muitas famílias, não é exclusiva das prefeituras. 

Foto: Charles Guerra / New Co

Há 15 anos, pessoas em situação de vulnerabilidade social em Santa Maria são beneficiadas com a solidariedade de um grupo de voluntários do Bairro Camobi, que decidiu arregaçar as mangas para aquecer corações e fazer a diferença na vida da comunidade. São quase 30 integrantes que fazem parte diretamente dessa rede. Eles recolhem, separam e limpam as roupas doadas em vários pontos da cidade.

Mesmo com atividades suspensas, Lar Vila das Flores continua recebendo doações 

As ações são coordenadas pelo líder comunitário Zaluar Soares que, há 20 anos, é presidente das Associações das Vilas Jardim e Aparício de Moraes, ambas localizadas no Bairro Camobi. 

Campanha do Agasalho em Santa Maria pede roupas quentes

A história do marceneiro que leva música e encantamento a alunos especiais

Mas não é só com o frio que as pessoas que costumam ser atendidas por esse grupo precisam de ajuda. Muitas delas perderam tudo o que tinham com as últimas chuvas. Mais do que nunca, elas contam com a solidariedade para se reerguer. As famílias da Vila Schirmer, no Bairro Presidente João Goulart, tiveram as casas invadidas pelo Rio Vacacaí-Mirim no final do mês de maio.

– Minha casa alagou com a chuvarada, perdi quase tudo – conta a dona de casa Juliana Martins, 17 anos.Ela tem uma menina de 1 ano e um menino de 2. 

O marido, Daniel do Santos Soares, trabalha como servente. A família conseguiu roupas e calçados na campanha realizada no dia 17 de junho. Além de atender as famílias da Schirmer, os moradores das Vilas Jardim e Aparício de Moraes, no Bairro Camobi, também garantiram os agasalhos para este inverno.

– Antigamente, eu saía pedindo doações, de casa em casa. Com o tempo, as pessoas me procuravam para doar peças de roupas que não eram mais usadas. Fomos aumentando os voluntários e as campanhas a cada ano – conta Zaluar.

DIA DE DOAÇÃO

Na Vila Schirmer, na Rua Luiz Castagna, uma lona foi estendida no chão e mais de 2 mil peças de roupa foram disponibilizadas aos moradores daquela região, no último dia 17, após as fortes chuvas. Eles vão escolhendo conforme a necessidade da família e do que gostam.

– A gente sempre precisa, né? Ainda mais com essas chuvas – afirma a estudante Iris Santos, 16 anos.

Um dia antes de a campanha ocorrer, o líder comunitário passa nos bairros fazendo a divulgação para os moradores. As doações ao grupo voluntário podem ser feitas durante todo o ano.

Como ajudar

O quê – Campanha do Agasalho das Associações das Vilas Jardim e Aparício de Moraes
Onde doar – As doações podem ser feitas durante todo o ano na Rua 8 de Junho, 29, próximo à Creche Vila Jardim. Os voluntários vão à casa de quem não pode levar. Contato e informações: (055) 99616-8261.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Prefeitura de São Gabriel abre seleção de profissionais da saúde

Próximo

Caixa antecipa saque de FGTS inativo para nascidos em dezembro

Geral