Foto: Rian Lacerda (Diário)
Após cinco dias de intensa programação, mais de 80 horas de conteúdo e a circulação de milhares de pessoas, a Semana da Inovação de Santa Maria chegou ao fim nesta sexta-feira (26) com um balanço classificado pelos organizadores como "extremamente positivo". O evento, que uniu o Eli Summit e o Santa Summit, não apenas superou as expectativas de público, mas cumpriu o objetivo principal: conectar diferentes gerações e setores da economia, ativando governanças e consolidando Santa Maria como o terceiro maior polo de inovação do Rio Grande do Sul, segundo a organização do evento.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A programação desta sexta-feira (26) teve como pontos altos o 1º Congresso Gaúcho de Mulheres do Agronegócio e a palestra de Paulo Hermann, que foi CEO da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e, hoje, atua como consultor estratégico e assessor especial da presidência da entidade. No Santa Summit, ele discutiu a tecnologia como solução para os desafios do campo.
"Foi uma semana fantástica"
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do município, Ronie Gabbi, a semana coroou o trabalho que vem sendo feito na cidade.
– Tivemos, aqui, circulando em torno de 750 a 800 pessoas por dia. Tivemos alunos da rede municipal, startups iniciando, empresas de economia de base tradicional. A Semana de Inovação criou esse ambiente de conexão. Foi uma semana fantástica, que subiu muito a régua e coroou o terceiro polo de inovação do Estado, que é Santa Maria – avalia o secretário.
Um legado para o futuro
De acordo com a analista de projetos do Sebrae RS, Cibele Scherer, uma das realizadoras do evento, o saldo vai além dos números.
– O nosso objetivo foi cumprido no momento em que ele ativou as governanças. Tivemos, aqui, a presença da indústria, do comércio e do setor de serviços. O palco do varejo, por exemplo, esteve sempre lotado. Os hospitais estiveram no centro da discussão. Isso, para nós, impacta muito – afirma Cibele.
Ela destaca que o evento se consolidou como uma ferramenta de desenvolvimento regional, não apenas comercial, e que já deixa um legado.
– O Santa Summit está entregando um legado para Santa Maria. Realmente viramos uma página, e o mais importante é que essa página que se inicia está sendo escrita pela força do coletivo – conclui, já confirmando a edição de 2026 do evento e o nascimento de uma nova vertical de trabalho: a da cultura.
Na programação, destaque para a Arena Govtech, que reuniu mais de 80 lideranças de 30 municípios da Região Central para debater o uso da inovação na gestão pública, e a primeira "Batalha de Startups" da cidade, que atraiu mais de 400 pessoas para assistir à competição entre as 10 empresas finalistas.
Batalha de Startups

Um dos grandes destaques da Semana da Inovação foi a Batalha de Startups, realizada na quarta-feira (24). O evento reuniu 10 projetos finalistas de diferentes regiões do país em uma disputa dividida em três categorias. As startups se apresentaram diante de uma banca de jurados formada por investidores e especialistas, com cinco minutos para expor seus projetos e sete para responder a perguntas. A diversidade das propostas evidenciou a força da inovação como motor de transformação econômica e social.
Vencedores:
- Startup Revelação: Molbac Diagnósticos
- Startup Consolidada: AgroCash
- Startup de Impacto: LimbX
Os vencedores receberam prêmios que incluem bolsas de estudo integrais para o curso de inglês da Study English, ingressos para grandes eventos de inovação como o South Summit, Startup Summit e Gramado Summit, além de acesso a uma cesta de serviços para o desenvolvimento dos negócios. A vencedora na categoria de Impacto também garantiu um ano de acesso gratuito ao coworking Impact Hub e uma vaga na final metropolitana do evento, em Porto Alegre.