onda verde

VÍDEO: semáforos de duas avenidas começarão a funcionar de forma sincronizada

18.297

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

O trânsito na Avenida Presidente Vargas, em Santa Maria, deverá ter mais fluidez ainda em janeiro com a chamada onda verde, que permitirá que os semáforos fiquem verdes de forma sequencial e progressiva. Os módulos, responsáveis pela sincronização, começaram a ser instalados junto às caixas de controladores dos semáforos nesta segunda-feira e, até o final da semana, devem abranger 13 semáforos ao longo da Presidente Vargas e Walter Jobim. 


Após caso de Covid-19, agência do Sine em Santa Maria interrompe atendimentos

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o serviço já vai estar funcionando, em caráter de teste e nos dois sentidos das ainda em janeiro. A partir de março, será definitivo. Ao total, a onda verde contará com 62 semáforos e vai funcionar nas principais vias da cidade (veja abaixo).

A sincronização será possível porque o sistema dos semáforos receberá o horário de um mesmo satélite no GPS, que estará conectado à Central Digital, junto ao sistema de Cercamento Eletrônico e Videomonitoramento que tem sede no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Assim, os semáforos sinalizam o verde em uma sequência progressiva, sem aquele "para e arranca" em cada cruzamento.

- Nos meses de janeiro e fevereiro estaremos com o projeto-piloto nas avenidas Presidente Vargas e Walter Jobim. Será um período para entender melhor como o sistema funciona, também para ajustar detalhes para que o sincronismo funcione efetivamente e para que o sistema "converse" com todos os semáforos - disse o superintendente de Mobilidade Urbana, Silvio Souza, por meio da assessoria.

Além de permitir mais fluidez ao trânsito, a modernização também será útil em casos como acidentes, por exemplo. Uma central conectada aos semáforos poderá deixar um ou mais equipamentos em verde ou vermelho por mais tempo, se tiver necessidade de liberar o trânsito para ambulâncias, viaturas policiais e bombeiros.

- Nessas situações, o profissional que estará operando o sistema, na Central Semafórica, poderá estender o tempo dos semáforos para atribuir prioridade no trânsito - explica o superintendente.

Em 2020, Defesa Civil distribuiu mais água no interior do que em três anos anteriores

MEDIDA DEVE FUNCIONAR SE VELOCIDADE FOR RESPEITADA
A prefeitura ressalta que, para que a onda verde funcione em plena perfeição, é preciso transitar na velocidade permitida e não adianta passar no vermelho. O corretor de imóveis Joel Santos, 68 anos, concorda a afirmação:

- O trânsito poderá melhorar desde que seja obedecida a velocidade, será que o pessoal vai conseguir manter isso aí? Se sim, essa medida será muito boa, porque hoje como está, de ter que ficar parando, é ruim - relata o corretor de imóveis sobre o que costuma ver no trânsito.

A onda verde, que já funciona de forma parcial na Avenida Rio Branco já tem aprovação de motoristas que passam pela via. Um deles é o aposentado João Rodrigues, 65 anos. Ele também comenta sobre o limite de velocidade: 

- Eu acredito que será bom pela experiência que a gente tem na Avenida Rio Branco, que funciona e funciona bem. Respeitando, lógico, o limite que tem que obedecer, para poder dar certo - defende Rodrigues. 

Para quem trabalha dirigindo e passa pelas principais ruas e avenidas inúmeras vezes, a sincronização de semáforos é positiva. O taxista Luiz Flores, 52 anos, acredita essa mudança só tem a beneficiar os motoristas: 

- O trânsito é péssimo por causa desse sinal, quando abre um fecha o outro. Acho que isso vai dar uma melhorada, vai ser muito bom - aponta o taxista.  

Cavalo morre após ser agredido a pauladas no Bairro Passo D'Areia

Implantação de sincronizadores semafóricos:

  • Eixo 1: Avenida Rio Branco e Rua do Acampamento
  • Eixo 2: Avenida Nossa Senhora das Dores
  • Eixo 3: Avenida Presidente Vargas
  • Eixo 4: Avenida Nossa Senhora Medianeira
  • Eixo 5: Ruas Riachuelo e André Marques
  • Eixo 6: Rua Venâncio Aires
  • Eixo 7: Rua dos Andradas
  • Eixo 8: Rua Dr. Bozano
  • Eixo 9: Rua Tuiuti
  • Eixo 10: Rua Silva Jardim

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Em mapa definitivo, 19 das 21 regiões seguem com bandeira vermelha

Próximo

Com sensação de 44ºC, Santa Maria teve o dia mais quente do ano nesta segunda

Geral