mês da consciência negra

VÍDEO: projeto lança selo de área antirracista para promover o respeito no comércio

Natália Müller Poll

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)/

O Comitê de Igualdade Racial do grupo Mulheres do Brasil, de Santa Maria, promove um projeto de valorização da mulher negra no comércio local por meio de um selo informativo fixado em lojas apoiadoras. A iniciativa partiu de relatos de situações constrangedoras as quais mulheres negras foram submetidas durante atendimento em lojas ou empresas da cidade, e o momento foi escolhido para fazer alusão ao mês da Consciência Negra.


Conforme a líder do comitê, a advogada Deborá Evangelista, esses casos acontecem quando funcionários ou seguranças exercem uma vigilância maior a mulheres negras que circulam nos estabelecimentos.
- Já é tempo de reconhecer a importância da mulher negra consumidora. Nós movimentamos a economia local e é importante que todos reconheçam esse papel - explica a advogada. 

Quem passou por uma situação semelhante foi a também advogada Noemi de Freitas Santos, que, agora, está na luta para combater casos como este.
- Sabemos que não temos como acabar com o racismo, mas podemos gerar conscientização através do debate na sociedade - diz.
O selo possui cerca de 15 cm de diâmetro e é um elemento simbólico que vai abrir portas para um tratamento igualitário dentro dos estabelecimentos. Nele está escrito "Área antirracista" e seu objetivo é anunciar que mulheres negras são bem-vindas naquele espaço. 

VÍDEO: Justiça Eleitoral faz últimos ajustes para a votação do 1º turno

- É a demonstração do desejo de contribuir para uma sociedade antirracista. Quem participa, evidencia seu compromisso social por uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária - explica Deborá.

Testes da vacina para Covid-19 são retomados no Husm com prioridade para idosos 

O empresário Flavio DCastro aderiu à campanha e fixou o selo na porta de entrada do seu salão de beleza.
- Não deve existir diferença alguma entre as pessoas. É uma ótima oportunidade das empresas mostrarem que não existem preconceitos dentro do seus espaços - reforça DCastro. 

COMO PARTICIPAR

A empresa que quiser aderir à campanha e receber o selo  pode entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (55) 99935-7607.
Além dos adesivos, a iniciativa vai contar com uma live e uma palestra.

VÍDEO: cartinhas do Amigo Secreto do Diário já podem ser adotadas

No dia 28 de novembro, a partir das 21h, no Boteco do Maré, será transmitido um show de samba com sorteio de prêmios. No dia 30, ocorrerá a palestra online com o tema "Valorização da mulher negra no comércio local", a partir das 9h30min, pela plataforma zoom e nas redes sociais do comitê.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

16 linhas de ônibus serão reforçadas no domingo de eleições em Santa Maria

Próximo

VÍDEO: cartinhas do Amigo Secreto do Diário já podem ser adotadas

Geral