previsão do tempo

VÍDEO: onda de frio deve favorecer geada em Santa Maria nos próximos dias

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Uma onda de frio deve dar cara de inverno para os próximos dias na Região Central. Desta vez, contudo, a dimensão do fenômeno é maior e chama atenção por derrubar temperaturas também em outras regiões do país. No Rio Grande do Sul, o maior diferencial é a probabilidade de neve nas regiões de serra. Em Santa Maria e região, há chance de geada nos próximos dias.


Rua Serafim Valandro tem novo bloqueio nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, Santa Maria registrou a mínima no começo da madrugada, quando os termômetros marcavam 5ºC. Até o amanhecer, a temperatura variou em décimos na casa dos 6ºC conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Mesmo com o frio, houve quem praticou canoagem na Barragem do DNOS

Conforme a meteorologista da Somar Meteorologia, Doristalma  Palma, esta onda não é tão diferente do que acontece no inverno. Entretanto, nos meses de junho e julho deste ano, ela não ocorreu.

- Normalmente ondas de frio avançam na retaguarda de frentes frias, mantendo o frio por mais dias. Ela é comum, mas chama a tenção porque pode ser mais intensa que os próprios frios do auge do inverno - explica.

VÍDEO: obra de R$ 26 milhões em estação deve aumentar a capacidade de tratamento de esgoto

A neve nas regiões mais altas do Rio Grande do Sul também chama a atenção mesmo que o fenômeno não seja tão raro. Ele acontece devido à combinação do frio com a baixa umidade, o que deve ocorrer nos próximos dias. Para Santa Maria, essa combinação pode causar geada entre sexta e sábado.

PREVISÃO DO TEMPO
Entre sexta e sábado, as mínimas podem variar entre 0ºC e 2ºC. Já as máximas ficam entre 14ºC e 18ºC. A partir de domingo, o tempo fica mais ameno, com máxima chegando aos 20ºC. Durante a semana, o céu aberto e com poucas nuvens começa a dar lugar para a chuva. Inicialmente, a precipitação deve ser fraca, mas há chances de acumulados maiores.

REGIÃO
Nesta quinta, a cidade da região com mais frio foi Tupanciretã, entre as monitoradas pelo Inmet. Às 7h, os termômetros marcavam 2ºC. Em Cruz Alta, no mesmo horário, a mínima foi de 2,5ºC, a mesma de Santiago às 8h.

Em Caçapava do Sul, foram 3,3ºC às 8h. São Gabriel teve 5,2ºC às 8h. E São Vicente do Sul marcou 5,3ºC às 7h.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Rua Serafim Valandro tem novo bloqueio nesta quinta-feira

Próximo

VÍDEO: professoras aposentadas alcançam sucesso com venda de roupas usadas em Santa Maria

Geral