na madrugada

VÍDEO: lar de Mirian é alvo de arrombamento e tem prejuízo de R$ 10 mil

18.355

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Marcelo Oliveira (Diário)
Computadores foram arrancados da tomada

Uma ação criminosa causou um prejuízo de cerca de R$ 10 mil ao Lar de Mirian e Mãe Celita durante a madrugada desta quarta-feira. Um prédio anexo, onde funcionam as salas técnicas, teve as portas arrombadas a chutes. Um computador, um monitor e dois aquecedores foram levados. Ninguém ficou ferido durante a ação, que ocorreu por volta de 4h.


VÍDEO: Projeto arrecada lã para confecção de mantas em Santa Maria

Funcionários perceberam a ação durante a madrugada e chamaram a Brigada Militar, mas os criminosos não foram localizados. O Lar de Mirian atende 30 crianças em situação de vulnerabilidade. Não havia ninguém no prédio anexo durante o arrombamento.

Cerca de 30% das ligações ao 153 são denúncias de aglomerações

Duas salas foram invadidas. Nos espaços, eram organizadas as atividades de Nutrição, Enfermagem, Serviço Social e Psicologia. Os criminosos também tentaram entrar em uma terceira sala, mas sem sucesso. Na manhã desta quarta-feira, as marcas do solado do sapato do criminoso ainda eram vistas nas portas.

Conforme a direção da instituição, um boletim de ocorrência será registrado na Polícia Civil na tarde desta quarta.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Marcelo Oliveira (Diário)
Marca de pé nas portas que foram arrombadas

PREJUÍZOS

Além da perda estrutural e financeira, informações importantes armazenadas nos equipamentos foram perdidas. No computador roubado estavam os prontuários médicos e receitas das crianças. No computador danificado, que terá que passar por uma restauração, estão informações de projetos sociais e documentos da instituição. 

- É uma perda razoável. Para a gente recuperar esses equipamentos vai ser difícil. Um desses computadores, inclusive, foi montado a partir de doações. Um deu um monitor, o outro uma CPU. Temos parceiros que restauram. O que mais nos deixa chateado é que tinha informações das crianças, prontuários de enfermagem. A gente pede para que a comunidade nos auxilie, na medida do possível - diz a nutricionista do Lar de Mirian, Cláudia Winter.

Santa Maria chega a 738 mortes por Covid-19

O Lar pede por doações, que podem ser em dinheiro ou com itens como roupas e cobertas. Também podem ser doados materiais eletrônicos para repor as perdas com o arrombamento. 

COMO AJUDAR

Lar de Mirian

  • Telefone - 3221-3981
  • Pix - chave CNPJ - 95627873000135

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Agittec, da UFSM, abre processo de Pré-Incubação

Próximo

Última semana para realizar o alistamento militar obrigatório

Geral