Conscientização

VÍDEO: em obras, artista aborda cuidado com o meio ambiente e a reutilização de materiais

Arianne Lima

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Itens que parecem não ter mais utilidade podem se transformar em arte nas mãos de quem quer fazer a diferença. Em setembro de 2020, durante uma caminhada pelas ruas de Santa Maria, a artesã Mariane Tavares Silva, 24 anos, se deu conta de que essa premissa é verdadeira.

Apesar do tempo seco, calor intenso não deve voltar no final de semana

Ao retornar para casa com calotas de carro, molduras, peças de ventilador, luminárias e outros materiais, ela resolveu usar a criatividade para aliar beleza com conscientização. As primeiras obras foram postadas com orgulho em um perfil no Instagram. Em cada postagem, ela explica a inspiração e os materiais utilizado, destacando sempre que possível o propósito da iniciativa.

- O meu trabalho é totalmente voltado para a questão ambiental, a reutilização e a importância de ressignificarmos os materiais que normalmente são descartados. Para poder trazer uma nova simbologia, uma nova visão do que se pode fazer ainda ao invés de descartar. Porque normalmente, esses materiais duram muitos anos na natureza até acontecer a decomposição. Então, podemos usar a criatividade. Eu busco justamente trazer essa mensagem através das minhas peças. A mensagem de que é possível e importante reutilizarmos - afirma Mariane.


PRODUÇÃO

Entre encomendas e criações espontâneas, a artista já produziu mais de 25 peças. Algumas ainda podem ser apreciadas no ateliê de Mariane, no qual ela molda e adorna rostos ancestrais. Com o aumento da produção, surgiram oportunidade de expor dentro e fora de Santa Maria.

Em 2021, Mariane apresentou algumas obras durante a Feira da Economia Solidária, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter e no espaço GreenHouse. Em dezembro do mesmo ano, expôs as últimas criações em Santa Catarina. Mariane se surpreende com os endereços dos pedidos que recebe. Ela relata que já enviou obras para Brasília, Rio de Janeiro, Pernambuco, Porto Alegre e outros Estados brasileiros. Para a artista, cada elogio é sinônimo de reconhecimento:

- Eu me sinto totalmente realizada. Sinto-me completa. Sinto que minha mensagem está sendo levada. É como se fosse uma missão, algo que me preenche e deixa muito alegre. Porque, de certa forma, eu sinto que é onde eu tenho que estar. Com o pé no chão e fazendo algo que eu nasci para fazer. E estou me encontrando através dessa arte.

Para conhecer mais do trabalho da artista ou até mesmo encomendar uma obra, basta entrar em contato pelo @mariritavares no instagram. 

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Pedro Piegas (Diário)No ateliê, a artista transforma em arte materiais que encontra nas ruas de Santa Maria



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Ação solidária arrecada produtos de higiene para mulheres privadas de liberdade

Próximo

Apesar do tempo seco, calor intenso não deve voltar no final de semana

Geral