depois do temporal

VÍDEO: com a chuva, Rua Canário teve quatro pontos de deslizamentos de terra

18.389

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Renan Mattos (Diário)/ Único acesso de entrada na Rua Canário, no Campestre, corre o risco de desabar ainda mais. Moradores reclamam da situação, que já dura quase um ano e piorou com as chuvas recentes

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu, nesta sexta-feira, um alerta para risco moderado de deslizamento de terra em algumas regiões de Santa Maria (confira abaixo). O aviso é para possíveis movimentos de massa pela ocupação em encostas com declividade moderada. Segundo apontou o documento, essa situação, associada à precipitação acumulada, indica que podem ocorrer deslizamentos pontuais e induzidos nas áreas de risco mapeadas.

Prefeitura amplia pontos de coleta de doações para atingidos pela chuva

A tendência, no entanto, segundo o próprio alerta do Cemaden, é de que a situação melhore, já que na sexta não teve ocorrência de chuva. Nesse caso, a orientação do órgão à Defesa Civil municipal é que as equipes fiquem de sobreaviso. De acordo com a Defesa Civil de Santa Maria, os locais mais críticos de deslizamento de terra são a Rua Canário, no Bairro Campestre do Menino Deus, e a Vila Bilibio, no Bairro Km 3.

VÍDEO: água do Rio Jacuí baixa, mas segue 6,5 metros acima do nível

- A Rua Canário teve quatro pontos de deslizamento, e a Bilibio não teve nenhum, mas fica no nosso alerta constante. O índice de chuvas para os próximos dias é muito pequeno. A situação a partir de agora tende a melhorar - avaliou o coordenador do órgão municipal, Adão Lemos.

VÍDEO: Vacacaí está 7 metros acima do nível no Passo do Verde

A casa do montador de móveis Jader Dias Rodrigues, 38 anos, está bem acima de uma das áreas que desmoronaram na via do Campestre com o temporal de quarta-feira. No local, foram colocadas lonas pretas que, segundo a Defesa Civil, impede a infiltração de água.

- Eu revisei toda a casa, ela está bem, aparentemente. Mas eu estou meio apreensivo, porque querendo ou não isso está sujeito a cair. Eu moro aqui há cinco anos, comprei a casa e não sei como é a estrutura dela por baixo. Eu vou me precaver, vou ver se faço alguma coisa para calçar até colocar outra contenção - disse.

Outro ponto que preocupa os moradores daquela região, que é considerada uma das áreas de risco no município, fica bem na entrada da rua, abaixo do único acesso da via. Conforme o porteiro Almir de Souza, 58 anos, que mora quase em frente à entrada da rua, vai fazer quase um ano que parte da encosta cedeu depois de uma chuva forte. De lá para cá, nada foi feito, e com o acumulado das chuvas mais recentes, houve um novo deslizamento. O local foi sinalizado pela Defesa Civil.

- Os caras tiveram aqui e colocaram só essas fitinhas. Se passar um caminhão aqui na beirada vai derrubar. Já está aparecendo o cano de água. Caminhão de lixo faz um ano que não entra mais. Aqui passa carro, moto, van com crianças. Estamos abandonados. Nos prometeram que em 15 dias iam vir aqui e ninguém veio arrumar. Foram deixando acumular e agora piorou. O dia que o pessoal ficar ilhado, como fica? - reclama o morador.

Segundo Lemos, na próxima semana a Defesa Civil irá até o local ver o que pode ser feito para auxiliar os moradores para manter a integridade do solo e da vegetação, além de trabalho educativo da comunidade sobre descarte regular de lixo.

Áreas com risco moderado de deslizamento de terra , de acordo com o alerta do Cemaden:

  • Urlândia
  • Renascença
  • Pinheiro Machado
  • Passo D'Areia
  • Salgado Filho
  • Itararé
  • Campestre do Menino Deus
  • Presidente João Goulart
  • Km 3
  • Nossa Senhora de Lourdes
  • Nossa Senhora Medianeira

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: véspera de feriado foi de limpeza e manutenção em cemitérios Anterior

VÍDEO: véspera de feriado foi de limpeza e manutenção em cemitérios

Criança cai em bueiro em Santa Maria Próximo

Criança cai em bueiro em Santa Maria

Geral