previsão do tempo

VÍDEO: chuva ultrapassa média do mês de maio em Santa Maria

18.398

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Renan Mattos (Diário)
Instabilidade avança pela Região Central na manhã desta quinta-feira

ATUALIZADA: matéria atualizada em 21 de maio de 2020, às 18h42min

Como previsto, a chuva voltou à região na manhã desta quinta-feira. Santa Maria teve um amanhecer nublado, enquanto que outras cidades já registravam acumulados de chuva nas primeiras horas do dia (confira abaixo). No Coração do Rio Grande, a precipitação começou por volta das 10h30min no centro da cidade. Antes da chuva, o cenário já era de nuvens densas, trovões e vento. As rajadas chegaram a 56 km/h segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) por volta de 10h. Até às 16h, o acumulado era de 38 milímetros, em média, na cidade. Em todo o mês de maio, até por volta de 19h desta quinta-feira, Santa Maria já tem acumulado de 159,6 mm, ultrapassando a média do mês, de 154mm. Isso não acontecia desde janeiro na cidade.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Rua Wanda de Aguiar Horta, em Camobi, foi coberta pela água

Índice de chuvas nas últimas 12h por bairros:

  • Lorenzi: 43,2mm 
  • Patronato: 41mm
  • Camobi: 37,8mm 
  • João Goulart: 36,4mm


Uma frente fria, vinda da Fronteira Oeste, é a causa da instabilidade do clima na região. Os acumulados podem chegar a até 100 milímetros, e a chuva pode permanecer na área central do Estado até o fim de semana, conforme o meteorologista Gustavo Verardo.

Abril foi o mês com menores indicadores de violência de 2020 em Santa Maria

Segundo a Defesa Civil de Rosário do Sul, o município teve, até às 14h, 90 milímetros registrados. São Gabriel, de acordo com informações da prefeitura, teve o maior volume de chuva, com 130 milimetros desde a noite de ontem até às 16h30min de hoje. As rajadas de vento chegaram a 37 km/h na Terra dos Marechais no começo da madrugada.

Em Santiago, até às 16h, já havia chovido 70 milímetros. Ao meio-dia, a chuva também chegou em Tupanciretã. Entretanto, o acumulado por lá ainda era tímido às 13h, apenas 2 milímetros.

Menos da metade dos contribuintes entregou declaração do Imposto de Renda

Acumulado de chuva até 16h30min na região (Inmet)*:

  • Santa Maria: 51,6 mm
  • Caçapava do Sul: 89,8 mm
  • São Gabriel: 85,2 mm
  • Santiago: 70 mm*
  • Rosário do Sul: 90mm*

*A estação automática do Inmet em Santiago e Rosário do Sul não disponibilizou dados nesta quinta-feira, informações são da prefeitura

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Com a o tempo instável, o guarda-chuva virou item essencial

Não foram registrados grandes estragos em Santa Maria, de acordo com Adão Lemos, coordenador da Defesa Civil na cidade. A chuva obrigou a população a sair de casa com guarda-chuva ou capa. As principais pancadas de chuva ocorreram por volta de 11h. Às 11h45min, o movimento nas áreas centrais era menor em comparação com dias de sol.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Mateus Silva (Arquivo Pessoal)
Em registro do leitor, céu estava colorido no amanhecer

VÍDEO: o balanço dos dois meses de pandemia em Santa Maria

ROSÁRIO DO SUL
A chuva começou ainda no início da madrugada. Por volta das 2h30min, caíram as primeiras gotas, e a precipitação seguiu durante a manhã. 

Conforme o chefe municipal da Defesa Civil, Iran Najar, por enquanto, não há riscos de que a chuva cause estragos na cidade. Ele demonstra otimismo com um possível alívio para a agricultura e aumento de reservatórios. Como os níveis dos rios estavam baixos, não devem ser registrados situações de risco para a população que mora próximo das margens.

- Vai aliviar a estiagem, estava tudo seco. Para ter problemas com os rios, só se chovesse forte por quatro ou cinco dias - falou.

O trabalha da Defesa Civil, até o momento, ainda é de monitoramento na cidade. Segundo Iran Najar, além da chuva, o vento que atingiu Rosário do Sul na madrugada preocupou, mas não foram registrados danos.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

SÃO GABRIEL
Cidade vizinha de Rosário do Sul, São Gabriel registrou acumulado de 83 mm somente na quinta-feira, de acordo com o InMet. Segundo a prefeitura, apesar da chuva muito intensa, não houve registro de danos ou estragos em função das pancadas. 

SANTIAGO 

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">

A barragem do município subiu dois metros e meio nas duas últimas chuvas registradas no município e está com o nível e 8 metros e 70 centímetros. De acordo com a prefeitura, não houve registro de estragos na cidade. 

*Colaboraram Felipe Backes, Leonardo Catto e Jaiana Garcia

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Trânsito na Avenida Fernando Ferrari será liberado

Próximo

Avenida Walter Jobim tem bloqueio parcial nesta quinta-feira

Geral