Cultura

VÍDEO: após quase 1 ano, reforma da Biblioteca Municipal deve sair do papel em junho

18.459

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Marcelo Oliveira (Diário)

Após quase um ano do anúncio de reformas da estrutura da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, o projeto pode finalmente sair do papel em junho. O planejamento, orçado em R$ 700 mil, prevê troca do telhado, tratamento de infiltrações, pintura interna e externa do espaço, acessibilidade nos banheiros, além da instalação de um elevador. As obras no prédio deveriam ter começado ainda no ano passado. Na época, impasses nos acertos com a iniciativa privada atrasaram a realização das melhorias

Associação de Cegos e Deficientes Visuais de Santa Maria lança campanha em busca de doações

IMPASSES
O secretário de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, José Antônio de Azevedo Gomes, confirma que a reforma da Biblioteca Municipal não foi realizada ainda, apesar de ter sido muito debatida pelas secretarias, entre elas, a Secretaria de Cultura, que é a gestora do Centro Integrado de Cultura Evandro Behr. Segundo ele, a viabilização do projeto deve ser feita através de um termo de compromisso fechado com empresários, que serão os principais investidores da iniciativa. 

- São termos celebrados entre Poder Público Municipal e algum empreendedor, que esteja fazendo outro empreendimento. Através da legislação municipal, este empreendedor tem alguma contribuição a pagar em função daquele tipo de investimento. Então, nesse caso, foram selecionados três empreendedores, já que nós já havíamos definido qual era a unidade fiscal municipal que cada um entraria nesse processo. Porém, o da Biblioteca vem depois de outros processos com termo de compromisso, que tinham algumas inconsistências - comenta.  

Segundo Azevedo, o trâmite envolverá o cumprimento de três demandas: a assinatura do termo de compromisso, a execução da obra e o termo de saneamento, que visa comprovar a execução do projeto. 

- A nossa previsão para a Biblioteca Pública é de, dentro de dois meses, a gente ter condições de ter as orientações, as empresas contratadas, o empresário contratado a empresa e o termo de compromisso já assinado - afirma Azevedo. 

O prazo de dois meses para fechar os termos de compromisso com as empresas é comemorado pela secretária adjunta da Secretaria de Cultura, Fabrise Müller. Ela relata que a secretaria recebe diariamente telefonemas de pessoas de Santa Maria e região com o interesse de conhecer a Biblioteca. 

- Nós, enquanto prefeitura, através da secretária de Cultura, estamos trabalhando justamente para que a nossa Biblioteca tenha qualidade de material, para que possa oferecer diversos títulos e que ela tenha condições adequadas de receber a nossa comunidade. Esse é o nosso esforço. Estamos em vias de iniciar um trabalho de reforma e temos certeza que, com essas obras, as pessoas vão ter um espaço melhor e serão bem recebidas. Esperamos que, dentro de dois meses, nós já tenhamos esses contratos assinados com as empresas que vão assumir as obras aqui para poder começar a troca do nosso telhado (foto abaixo), que é a primeira etapa dessa obra. 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

BIBLIOTECA
Em maio de 1938, Henrique Bastide iniciou uma campanha de doações de livros, visando criar um espaço cultural voltado a literatura. Na época, a iniciativa surpreendeu lideres e o próprio Poder Executivo, que em 12 de outubro do mesmo ano, inaugurou a primeira Biblioteca Pública de Santa Maria. A instituição, que começou no prédio da Sociedade Italiana, na Rua do Acampamento, passou por mais duas mudanças até chegar ao prédio em que está localizado atualmente, na Avenida Presidente Vargas. A inauguração ocorreu em 16 de maio de 1992.

Ao entrar no prédio, uma longa escadaria chama a atenção. O primeiro andar da Biblioteca é composto pelos setores de periódicos, literaturas infantis e arquivo geral. No segundo andar, estão a sala da Academia Santa-mariense de Letras, o setor do escritor santa-mariense, além da Biblioteca Municipal Cezimbra Jacques. 

No contexto atual, o espaço sociocultural conta com mais de 48 mil livros, sendo 5,6 mil já catalogados. A bibliotecária responsável pela instituição, Juliana Belfort, 35, destaca a importância de investir na Biblioteca, que é um espaço para todos: 

- A Biblioteca Municipal não é um deposito de livros. É um ambiente de vida, cultura, arte e estudo. Então, há uma importância fundamental não apenas na preservação da cultura local, como também em oportunizar o crescimento cultural dos leitores, independentemente de classe social ou idade. Ela contribui para o desenvolvimento cultural de cada um e da região.

Nos últimos anos, a Biblioteca mantém um quadro de quatro funcionários. Durante os dois anos de pandemia, o grupo trabalhou em expediente interno, abrindo efetivamente as portas ao público em 3 de fevereiro deste ano. Desde então, a instituição já registra 212 visitas.


SERVIÇO
Para contar com o empréstimo de livros, é preciso fazer a carteirinha da Biblioteca. Não há taxa para realizar o cadastro e os documentos necessários são:

  • 1 foto 3x4
  • Documento com RG 
  • CPF
  • Comprovante de residência

Após se cadastrar na instituição, é possível pegar emprestado até dois livros a cada 15 dias. A renovação do empréstimo pode ser feita pelo telefone (55) 3218-1396 ou por mensagem na página Biblioteca Municipal de Santa Maria - Henrique Bastide no Facebook. Já as devoluções devem ser feitas no espaço físico. A Biblioteca Municipal está localizada na Avenida Presidente Vargas, 1.300. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia. 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">No contexto atual, o espaço sociocultural conta com mais de 48 mil livros, sendo 5,6 mil já estão catalogados

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Terceira edição da Persona chega às bancas

Direto dos anos 90, grupo inaugura locadora de videogames em Santa Maria Próximo

Direto dos anos 90, grupo inaugura locadora de videogames em Santa Maria

Geral