Um trio de orientação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) garantiu o primeiro lugar na categoria revezamento por equipes durante o 18º Campeonato Brasileiro Estudantil e Universitário de Orientação, que ocorreu no último final de semana em Olímpia (SP). A disputa foi decidida em etapa única, e teve participação de representantes de cerca de 15 instituições de ensino superior brasileiras.
A equipe campeã foi o trio misto, composta pelos universitários Ana Paula Koeche, Luciano de Souza Oliveira e Irineu Junior Lizi Bicudo. Concorrendo individualmente, Ana Paula conquistou o segundo lugar na categoria D21AU no percurso floresta, Luciano levou o primeiro lugar na categoria H21U e Irineu Junior ficou em oitavo.
— Nós estávamos muito confiantes para o revesamento, porque vimos que o nosso trio era forte. E não deu outra, a gente realmente ganhou. No individual foi minha primeira grande conquista na categoria alfa, para mim, está sendo maravilhoso, e até me deu um gás para tentar no ano que vem a categoria elite, seguirei estudando e treinando físico — planeja Ana Paula, acadêmica de Educação Física na UFSM.
Leia também:
UFSM Futsal bate o União Independente por 1 a 0 em clássico acirrado no Centro Desportivo MunicipalSoldiers vence o Canoas Bulls por 30 a 10 na estreia do Brasileiro de Futebol Americano
Ainda neste ano, Luciano, que levou o primeiro lugar em sua categoria, participará do campeonato sul-americano que ocorre em outubro, em Foz do Iguaçu (PR) e da Copa Sul, em Campo Alegre (SC), em setembro. Para o ano que vem, ele planeja conquistar vaga edição de 2023 do campeonato mundial de orientação.
Foto durante o percurso, utilizando o mapa
O mapa utilizado na disputa masculina no dia 2
Luciano, no momento da premiação
No esporte de orientação, os atletas percorrem determinada distância em terreno variado e desconhecido, a partir de um mapa que descreve pontos determinados que precisam ser passados. Os terrenos podem ser de areia, florestas ou relevos com obstáculos. Dependendo da modalidade, pode ser praticado a pé, com bicicleta ou com esquis.
Os alunos foram selecionados pelo Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (Nieems), com instrução de José Nilton Silva Vargas, acadêmico de Tecnologia em Geoprocessamento da UFSM.
Leia as últimas notícias