Trio da UFSM garante 1º lugar em Campeonato Brasileiro de Orientação em São Paulo

Eduarda Costa

Trio da UFSM garante 1º lugar em Campeonato Brasileiro de Orientação em São Paulo
Os alunos Irineu Junior Lizi Bicudo, Ana Paula Koeche e Luciano de Souza Oliveira.

Um trio de orientação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) garantiu o primeiro lugar na categoria revezamento por equipes durante o 18º Campeonato Brasileiro Estudantil e Universitário de Orientação, que ocorreu no último final de semana em Olímpia (SP). A disputa foi decidida em etapa única, e teve participação de representantes de cerca de 15 instituições de ensino superior brasileiras.

A equipe campeã foi o trio misto, composta pelos universitários Ana Paula Koeche, Luciano de Souza Oliveira e Irineu Junior Lizi Bicudo. Concorrendo individualmente, Ana Paula conquistou o segundo lugar na categoria D21AU no percurso floresta, Luciano levou o primeiro lugar na categoria H21U e Irineu Junior ficou em oitavo.

— Nós estávamos muito confiantes para o revesamento, porque vimos que o nosso trio era forte. E não deu outra, a gente realmente ganhou. No individual foi minha primeira grande conquista na categoria alfa, para mim, está sendo maravilhoso, e até me deu um gás para tentar no ano que vem a categoria elite, seguirei estudando e treinando físico — planeja Ana Paula, acadêmica de Educação Física na UFSM.

Leia também:

UFSM Futsal bate o União Independente por 1 a 0 em clássico acirrado no Centro Desportivo MunicipalSoldiers vence o Canoas Bulls por 30 a 10 na estreia do Brasileiro de Futebol Americano

Ainda neste ano, Luciano, que levou o primeiro lugar em sua categoria, participará do campeonato sul-americano que ocorre em outubro, em Foz do Iguaçu (PR) e da Copa Sul, em Campo Alegre (SC), em setembro. Para o ano que vem, ele planeja conquistar vaga edição de 2023 do campeonato mundial de orientação.

Foto durante o percurso, utilizando o mapa

O mapa utilizado na disputa masculina no dia 2

Luciano, no momento da premiação

No esporte de orientação, os atletas percorrem determinada distância em terreno variado e desconhecido, a partir de um mapa que descreve pontos determinados que precisam ser passados. Os terrenos podem ser de areia, florestas ou relevos com obstáculos. Dependendo da modalidade, pode ser praticado a pé, com bicicleta ou com esquis.

Os alunos foram selecionados pelo Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (Nieems), com instrução de José Nilton Silva Vargas, acadêmico de Tecnologia em Geoprocessamento da UFSM. 

Leia as últimas notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Temperatura cai de 30°C para 10°C e gangorra térmica deve continuar nos próximos dias em Santa Maria Anterior

Temperatura cai de 30°C para 10°C e gangorra térmica deve continuar nos próximos dias em Santa Maria

Depois do calor e vento forte, Santa Maria registra 36mm de chuva Próximo

Depois do calor e vento forte, Santa Maria registra 36mm de chuva

Geral