Contra a violência

Tribunal de Justiça do Estado lança número de ouvidoria para mulheres

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Eduardo Nichele/TJRS

Como medida de aprimoramento da Política de Enfrentamento à Violência contra a Mulher exercida pelo judiciário gaúcho, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) lançou, na tarde desta quarta-feira, o número da Ouvidoria da Mulher. Criado para a receber denúncias, o telefone (55) 3210-6180 já está à disposição do público feminino. A iniciativa também possibilita que a delação seja feita por e-mail ou presencialmente no prédio do TJ, em Porto Alegre. 

UFSM publica edital para a chamada oral do Sisu

SOLENIDADE

Durante a solenidade, que ocorreu no Palácio da Justiça, a desembargadora e presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Iris Helena Medeiros Nogueira, reiterou que o canal também buscará informar sobre os direitos conferidos pela lei a mulheres vítimas de violência.

- A Ouvidoria da Mulher será mais uma conquista expressiva da Justiça do Rio Grande do Sul, lutando pelo direitos das mulheres que necessitam do apoio do Poder Judiciário - comenta Iris. 

Na ocasião, a presidente empossou a juíza de Direito Jane Maria Köhler Vidal como ouvidora da Mulher, para o mandato de dois anos. Ao discursar, Jane disse que o serviço representa uma transformação institucional e uma aproximação do judiciário gaúcho com os integrantes da comunidade. A conquista também foi ressaltada pela ouvidora nacional da mulher no Conselho Nacional de Justiça, a desembargadora federal Tânia Regina Silva Reckziegel.

- O TJ do Rio Grande do Sul dá um passo importante no auxilio ao combate à violência contra a mulher com a criação da Ouvidoria da Mulher, formando um espaço fundamental para este assunto tão expressivo na sociedade - afirma. 

CONTATO

Além de receber as denúncias, a Ouvidoria da Mulher poderá, no caso de morosidade na tramitação de processos judiciais relativos a atos de violência contra a mulher, solicitar informações ao juiz de origem e, se for o caso, conferir a necessária prioridade ao feito.

  • O quê - Ouvidoria da Mulher
  • Telefone - (51) 3210-6180
  • E-mail - [email protected]
  • Atendimento presencial - De segunda a sexta-feira, do meio-dia às 19h, no prédio do Tribunal de Justiça do Estado (Avenida Borges de Medeiros, 1565, Sala 204, Porto Alegre)

*com informações da Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria registra 10 óbitos em decorrência da Covid-19 em março Anterior

Santa Maria registra 10 óbitos em decorrência da Covid-19 em março

Próximo

Mais de 100 veículos são abordados em ação do programa Vida no Trânsito em Santa Maria

Geral