Prevenção

Três caminhões de entulhos são recolhidos durante mutirão no bairro Juscelino Kubitschek

"

Deve acontecer, nos próximos dias, um novo mutirão para retirada de objetos em desuso e que podem se tornar focos de mosquito. O último trabalho de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus, que foi realizado no bairro Juscelino Kubitschek, em Santa Maria, na última semana, recolheu três caminhões de entulho.

São Gabriel tem caso confirmado de dengue

A ação começou na quinta e terminou na sexta-feira, quando cerca de 60 pessoas, entre elas, militares do Exército e agentes de saúde e da vigilância ambiental, passaram de casa em casa recolhendo os sacos de lixos com objetos que poderiam se transformar em criadouros do mosquito. A meta inicial da Vigilância em Saúde era de que as 4.915 casa do bairro fossem visitadas neo mutirão. No entanto, de acordo com a superintendente da vigilância, Selena Michel, apenas 50% das moradias, e metade das 168 quadras da comunidade, receberam a visita das equipes.

Uso do repelente deve ser feito de forma regrada e sem exageros

Segundo Selena, uma nova ação, sem data definida, irá ocorrer no bairro para contemplar as demais residências que ficaram de fora desta. Conforme Selena, a quantidade total de lixo recolhido será contabilizada a partir de quarta-feira:

– A população foi muito receptiva. O pessoal fez o descarte dos materiais e deixou separado nos sacos de lixo em frente às casas. Achamos bastante satisfatório esse primeiro mutirão e uma nova ação vai acontecer nas casas onde as equipes não passaram.

Ações semelhantes estão previstas para ocorrer nos bairros Medianeira e Nossa Senhora de Lourdes, mas só depois de sábado, quando ocorre o Dia Nacional de Esclarecimento sobre o Aedes. Nessa data, as equipes de saúde e os militares farão trabalhos de conscientização em todas as regiões da cidade.

Casos investigados

Em Santa Maria, dois casos de suspeitas de dengue ainda não tiveram os resultados concluídos. Um é a situação de uma moradora da cidade que voltou do norte de Santa Catarina com sintomas da doença, e o outro é de um homem que também havia viajado para fora do Rio Grande do Sul há poucos dias.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Universitário é preso por dopar e ministrar abortivo na namorada

Próximo

Vigilante assassinado em Bento Gonçalves era de Cacequi

Geral