EDUARDO RAMOS
A Secretaria da Saúde (SES) informou na última quarta-feira (20) que a vacinação das crianças de três e quatro anos contra a covid-19 deverá começar gradualmente, de acordo com a disponibilidade do saldo de vacinas Coronavac em estoque nos municípios gaúchos. Em Santa Maria, a primeira ação está marcada para o próximo sábado (23), em oito unidades de saúde.
Nesta primeira etapa, a prioridade será para as crianças imunodeprimidas. Até o momento, há cerca de 172 mil doses remanescentes já distribuídas no Estado. O público total estimado dessa faixa etária no Rio Grande do Sul é de 281 mil crianças.
Assim, municípios que já tenham doses disponíveis estão autorizados a começar a imunização deste público (crianças de três a quatro anos). Cidades que estejam desabastecidas serão assistidas de acordo com remanejo de doses entre os municípios que será feito nos próximos dias.
Leia também
Escola infantil de Santa Maria fecha devido a possível surto de coronavírus5 milhões de pessoas estão com a vacina contra Covid-19 em atraso no Rio Grande do SulConfira o calendário de vacinação contra a Covid-19 desta semana
Não houve ainda uma indicação por parte do Ministério da Saúde do envio de novos lotes de Coronavac aos Estados. Por isso, a recomendação da SES é que os municípios utilizem até 50% dos seus estoques, reservando a outra metade para a segunda dose, que pelo esquema deve ocorrer 28 dias após a primeira dose.
Vacinação em crianças
Até o momento, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a vacinação de crianças a partir dos cinco anos com os imunizantes da Pfizer e da Coronavac.
No dia 13 de julho, a Anvisa ampliou a faixa etária de imunização. Com a decisão, crianças a partir dos três anos já podem receber a vacina Coronavac. No Rio Grande do Sul, Santiago foi o primeiro município a começar a vacinação deste público.
Com informações da Secretaria da Saúde (SES)
Leia mais notícias