Pandemia

Santa-marienses opinam sobre decreto que desobriga o uso de máscara em ambiente fechado

18.459

Após o decreto que desobriga o uso de máscara em ambientes fechados em Santa Maria, já era possível enxergar pessoas sem o equipamento individual dentro de lojas na tarde desta terça-feira. No âmbito do Santa Maria Shopping, no Bairro Centro, a maioria ainda usava a máscara. Consumidores que passavam pelo local opinaram sobre o decreto. Veja:

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

"É um livre arbítrio. Mas, nós temos que levar em consideração as pessoas idosas e as que tem problemas de saúde. Tem que ter bom senso. Cada um sabe quando deve usar e quando não deve. Eu vou continuar usando, porque preciso me proteger. Eu tenho problemas de saúde e pais idosos. Temos que saber interpretar quem pode usar, onde não deve usar, e considerar que tem pessoas que estão doentes, porque ainda não acabou a pandemia. Tem pessoas internadas com Covid. Então, é preciso considerar isso." Mauri Busanelo, 48 anos, militar

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

"Deveria ter a opinião de todo mundo antes de decretar e simplesmente colocar todo mundo a fazer. Deveria ter uma pesquisa antes para saber se todo mundo iria gostar e aceitar fazer isso ou não. Eu acho correto continuar usando (máscara), porque não sabemos quem está do nosso lado. Não sabemos se a pessoa teve contato com alguém contaminado ou não. Então, acho certo continuar usando sim" Franciele Guralski, 25, vendedora

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

"Com o avançar da imunização da vacina, acredito que vai muito de cada pessoas. Eu, por exemplo, continuei com a máscara e muita gente vai continuar utilizando justamente por receio que tem das consequências do não uso. Porque é algo que veio para a proteção das pessoas e se for observar nos invernos anteriores à pandemia, tínhamos mais problemas de gripe, o que não ocorreu devido o uso da máscara nos últimos dois anos. Não se viu tantas pessoas gripadas por conta da proteção decorrente das máscaras. Do meu ponto de vista, o decreto vem mais como uma medida politica, para atender os interesses de alguns setores da economia. Não é tanto pela questão de saúde propriamente dita. É mais por pressões politicas de determinados setores" Jacir Leandro Rodrigues, 47, advogado

Pelo menos 15 cidades da região já desobrigaram o uso de máscara em ambientes fechados

ENTIDADES

A decisão é vista como positiva pelo empresário e presidente da Associação de Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagem e Turismo (AHTURR) de Santa Maria, Emerson Nereu. Ele tem observado um cenário, considerado mundial, no qual as pessoas viajam para cidades em que não há restrições.

- Hoje, o brasileiro está consumindo o turismo interno, em função das diversas restrições que existem para você viajar para a Europa principalmente. Então, permitir que o brasileiro possa circular dentro do próprio país e consumir tudo que nós temos de restaurantes e roteiros turísticos sem que tenha restrições é um ponto muito positivo para todos nós. Isso tende sim a aumentar as viagens não apenas para Santa Maria, mas para toda a região - afirma Nereu.

A noticia também foi recebido com entusiasmo pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria. De acordo com o presidente da entidade, Márcio Rabelo, a publicação do decreto demonstra que o município está se inserindo em um ambiente de normalidade, reflexo dos altos percentuais de cobertura vacinal da região.

- Essa medida, sem sombra de dúvidas, irá contribuir para a consolidação de um ambiente de normalidade, gerando mais segurança à população, maior fluxo de pessoas nas ruas, dando vasão ao consumo que estava represado, fator fundamental para a recuperação da nossa economia - finaliza Rabelo. 

ESPECIALISTA

Para o epidemiologista, infectologista e infectologista pediatra, Fábio Lopes Pedro, o desuso das máscaras veio com bastante atraso, uma vez que a cidade estava num momento de relativo sossego quanto a pandemia.

- Ocorreu na velocidade de tartaruga. O uso das máscaras era desnecessário há meses, mesmo com a variante ômicron, que aumentou os casos, mas não as mortes por Covid-19. Várias pessoas usaram máscaras de pano que até hoje, não houve uma publicação que embasasse a sua proteção. O que houve foram estudos baseados apenas em percepções. Nenhum estudo randomizado ocorreu - argumenta

O epidemiologista conta que assistiu diretamente 7 mil pacientes durante os dois anos de pandemia, e critica o mito do certo e errado sobre o uso das máscaras:

- Pessoas foram impedidas de trabalhar e fazer suas atividades. Eu via pessoas pedalando de bicicleta na rua e usando máscaras, chega a ser um ultraje. Outra situação grave foi a discriminação de pessoas que se negavam a usar máscara.

OBRIGAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

Apesar da lei permitir que não seja usado o equipamento em locais fechado, o uso segue obrigatório em locais de maior risco de contaminação, como serviços de transporte coletivo e escolar, e estabelecimentos de saúde, como hospitais, clínicas, farmácias e instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI's). Para imunossuprimidos e imunodeprimidos, portadores de doenças crônicas, pessoas com comorbidades, gestantes e idosos, o uso de máscara passa a ser apenas recomendado, assim como para pessoas não vacinadas. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Passagens de voos de Santa Maria para São Paulo já (...)

Trecho da estrada da Caturrita é interditado em razão de riscos na estrutura Próximo

Trecho da estrada da Caturrita é interditado em razão de riscos na estrutura

Geral