Arte e oportunidades

Santa Maria é único município da Região Central contemplado pelo projeto Iconicidades

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (arquivo/ Diário) 

Santa Maria é único município da Região Central contemplado pelo projeto Iconicidades. A informação foi confirmada após a divulgação dos cinco municípios contemplados na primeira etapa da iniciativa do Governo do Estado, que visa identificar e revitalizar arquiteturas simbólicas do Rio Grande do Sul, estimulando a inovação e a economia a partir do capital intelectual, da criação de ecossistemas criativos e do estimulo de novos empreendimentos. 

Retorno obrigatório de aulas presenciais começa a valer na próxima quarta-feira

Na manhã desta quinta-feira, o governador Eduardo Leite, o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal e demais representantes participaram de uma transmissão ao vivo, com o intuito de anunciar a assinatura dos termos de adesão dos cinco municípios. Em discurso, o governador Eduardo Leite falou sobre a importância de valorizar o passado, sem deixar de pensar em melhorias para o futuro. Para governador, a inovação deve ser observada na criação de espaços de convivência para famílias que, entre outros pontos, também possibilitem o surgimento de novos negócios. A importância de uma parceria entre governo e prefeituras nesta missão foi ressaltada: 

-A inovação envolve riscos. A gente precisa ser instigado e precisa ter apoio técnico para que essas inovações se tornem em realidade. É por isso que o Governo do Estado se coloca ao lado das prefeituras para que a gente possa criar essas iconicidades. 

O vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Décimo esteve em Porto Alegre e participou da cerimônia ao lado do presidente do Instituto de Planejamento, Daniel Pereyron. A proposta da Cidade Cultura em transformar o Clube dos Ferroviários em um centro de arte e economia criativa ficou entre as cinco mais bem avaliadas pela comissão técnica. De acordo com Décimo, a prefeitura pretende levar as atividades desenvolvidas pela Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan para o espaço. 

-O incentivo à criatividade, a valorização da cultura e o incentivo ao desenvolvimento das habilidades isso tudo vamos conseguir colocar dentro desse prédio - afirma o vice-prefeito.


Além de Santa Maria, foram contempladas as cidades de Pelotas, Rio Grande, Cachoeirinha e São Leopoldo. Na segunda etapa, serão realizados cinco concursos públicos para a seleção de projetos arquitetônicos.  

PROJETO

Lançado em 21 de junho, a primeira etapa do projeto Iconicidades visava um chamamento público para todos os municípios do Rio Grande do Sul e posteriormente, a seleção de cinco propostas por uma comissão técnica, formada por representantes de organizações da sociedade civil e entidades. A candidatura foi aberta a todas as cidades que tenham pelo menos 100 mil habitantes. Através de um formulário disponibilizado no site do projeto, cada município teve a oportunidade de inscrever quantos espaços quisesse. 

A proposta da Cidade cultura ficou entre as cinco mais bem avaliadas e deve contar com o apoio do Estado para a elaboração dos projetos conceitual, executivo e de viabilidade. As melhores ideias para cada espaço serão premiadas com valores entre R$ 10 mil e R$ 20 mil, além de contrato para desenvolvimento do projeto executivo para o primeiro colocado. Como contrapartida, os municípios devem assumir o compromisso de executar as intervenções previstas e coordenar localmente a iniciativa.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Passaporte vacinal será exigido para ingresso no júri da Kiss

Trânsito tem bloqueio no Bairro Nossa Senhora de Lourdes Próximo

Trânsito tem bloqueio no Bairro Nossa Senhora de Lourdes

Geral