Santa Maria apresenta o maior índice de coleta de esgoto em dez anos

Rebeca Kroll

Santa Maria apresenta o maior índice de coleta de esgoto em dez anos
Fotos: Eduardo Ramos (Diário)

De acordo com dados do Portal de Indicadores Municipais, lançado nesta quinta-feira (05) pelo Governo do Estado, e da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), em 2022, Santa Maria apresentou o melhor índice de coleta de esgoto em dez anos. Atualmente, cerca de 62,9% da população é atendida com o serviço, em 2012 a taxa era de 47,5%, o que representa um aumento de mais de 40% em uma década.

Conforme dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, em 2012, 125 mil pessoas receberam coleta de esgoto, já em 2021 esse número aumentou para 179 mil atendidos.

Ainda segundo o Portal, 100% do esgoto gerado no município é tratado. Em 2012, o índice de tratamento foi de 69,3%. O volume de esgoto tratado na cidade passou de 8.378 para 6.157 (em 1.000 m³/ano) entre 2012 e 2021.

Fonte: SNIS-Ministério das Cidades

Fonte: SNIS-Ministério das Cidades

Ampliação da rede

No momento, existem obras em execução para ampliação do tratamento de esgoto, que devem elevar a 85% de coleta na área urbana noprimeiro semestre deste ano.

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Santa Maria trabalha no limite da capacidade, filtrando 280 litros de esgoto por segundo, mas a expectativa com a ampliação a ETE Lorenzi, na Região Sul da cidade, é aumentar para 520 litros por segundo. A partir da finalização dessa obra, Santa Maria pode se tornar a cidade com maior atendimento em tratamento de esgoto do Estado, segundo promessa da Corsan.

A longo prazo, outras regiões da cidade que não possuem planejamento para tratamento devem ser incluídas. Atualmente, algumas áreas da região Oeste, como na Nova Santa Marta, ainda não possuem rede implantada. Também é o caso do Campestre do Menino Deus e em algumas ruas do Bairro Pinheiro Machado.

A Corsan realiza por meio do Programa SoluTrat, o tratamento de fossas sépticas individuais, instaladas em locais que não há possibilidade de fazerimplantação de rede.

Abastecimento de água

Desde 2016 o índice de abastecimento de água no município é de 95,1%. A população atendida com abastecimento de água era igual a 249 mil em 2012 e foi para 271 mil residentes em 2021. Segundo a Corsan, a cobertura atual dos serviços de saneamento básico na área urbana da cidade corresponde a 100% de abastecimento de água.

O patrimônio da Corsan em Santa Maria que deve ser entregue a grupo paulista

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mulher é indiciada por estelionato após fingir ter câncer e aplicar golpes  Anterior

Mulher é indiciada por estelionato após fingir ter câncer e aplicar golpes 

Homem mata mulher grávida com golpes de machado Próximo

Homem mata mulher grávida com golpes de machado

Geral