esclarecimento

Samu diz que entre ligação e atendimento à vítima de latrocínio foram 7 minutos

Da redação

Alvo de queixas da população por atrasos no deslocamento e no atendimento aos usuários, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santa Maria foi alvo, recentemente, de reclamações de moradores da cidade em redes sociais e relatos ligados ao caso do latrocínio (roubo com morte) que vitimou a servidora pública Nicoli Vieira Rodrigues, 30 anos, na noite de 3 de novembro, no Bairro Bonfim, na área central de Santa Maria.

Uma testemunha que ajudou no socorro à vítima havia relatado que a ambulância do Samu teria demorado cerca de 40 minutos para chegar ao local do crime. A coordenação do Samu, no entanto, afirma que o deslocamento da viatura levou cerca de sete minutos. Conforme a Central Estadual de Regulação de Urgências e Emergências, o chamado para o 192 relatando o caso foi recebido às 23h56min; a ordem de deslocamento foi expedida às 23h58min; e a unidade móvel tomou ciência do chamado 10 segundos depois.

Segundo o Samu local, imagens das câmeras de segurança localizadas na entrada da garagem da sede do Samu, junto ao Pronto-Atendimento (PA) Municipal, e na esquina das avenida Maurício Sirotsky Sobrinho e Dois de Novembro, mostram a ambulância saindo da base à meia-noite. De acordo com o relatório do médico deslocado para o atendimento, a ambulância chegou à cena do crime à 0h05min.

- O médico já encontrou a vítima em óbito, dentro do carro da Brigada Militar. Mas a equipe precisava se certificar. Então, como a cena do crime já estava contaminada, pois ela foi removida de um local para outro, a vítima foi posta dentro da ambulância, e foi feita a avaliação clínica. À 0h10min, o médico declarou o óbito dela, dentro da ambulância. Tudo é gravado e registrado até o final do atendimento, temos todas as provas documentais - explicou Nilvo Garcia da Rosa, coordenador do Samu em Santa Maria. 

Esses horários foram citados em uma nota de esclarecimento publicada pela Masper - empresa responsável pelo Samu em Santa Maria. Para ler a nota na íntegra, clique aqui. 

Depois da morte constatada, a ambulância transportou o corpo de Nicoli até o PA Municipal, no Bairro Patronato, tendo chegado ao local por volta da 0h15min, de acordo com os relatórios e as imagens analisadas pelo Samu. O tempo total (desde o chamado por socorro, atendimento à vítima, manobras de reanimação e até o regresso da unidade móvel a sua base) foi de 55 minutos, conforme informação da Central de Regulação.

- O atendimento começa quando o Samu é acionado e só termina quando a ambulância retorna para a base e está pronta para o próximo atendimento. Há etapas. Tem o chamado, a regulação, a estabilização do paciente, a chegada na porta da urgência e emergência, a volta para a base, a limpeza e desinfecção do interior do veículo e, aí, sim, há o contato com a central para encerrar o chamado. Mas, nesse caso, as pessoas preferiram culpar o Samu pela morte da menina - comenta Lucimar Garcia de Sá, fiscal do convênio do Samu com a prefeitura.

QUESTIONÁRIO

Nilvo ainda destaca que o questionário aplicado por telefone, quando o chamado é aberto, é protocolo em todo o território brasileiro e, por meio dele, é possível identificar qual equipe deslocar para atendimento:

- É importante a pessoa não desligar o telefone antes de concluir o procedimento. As perguntas são importantes para classificar a urgência e identificar qual a melhor equipe para realizar o suporte, por isso, é preciso ter paciência. Nesse caso, a ambulância não demorou nem dois minutos para sair daqui após ser notificada.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: casal percorre a pé os 110 km entre Mata e Santa Maria para agradecer a Medianeira Anterior

VÍDEO: casal percorre a pé os 110 km entre Mata e Santa Maria para agradecer a Medianeira

Leitores do Diário respondem se gostam do horário de verão Próximo

Leitores do Diário respondem se gostam do horário de verão

Geral