Saúde

Samu de Santa Maria tem nova gestão

"Desde 28 de janeiro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Santa Maria está sob nova gestão. O Instituto Nacional Socioeducacional da Biodiversidade (Instituto Masper), vencedor da licitação aberta pelo município, vai administrar o serviço por um ano, com possibilidade de prorrogação por mais cinco.

O serviço foi gerido até outubro pela Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas), que pediu para rescindir o contrato. Emergencialmente, o Hospital São Roque, de Faxinal do Soturno, assumiu o Samu de outubro a janeiro.

Mudanças no atendimento não ocorreram: a população seguirá ligando para o 192 em casos de urgência e emergência. Na prática, o que está diferente é o ambiente de trabalho dos profissionais. Os móveis são novos, incluindo camas, colchões e armários. Agora, a base, localizada ao lado do PA do Patronato, conta com uma sala de medicamentos. A equipe também tem um novo membro. Renata Ceratti, 28 anos, é a responsável pela parte administrativa. É ela quem, por exemplo, coloca no sistema os boletins de atendimento trazidos pelos profissionais da saúde. Antes, eles próprios tinham de fazer isso, entre uma saída e outra.

Integrante da equipe desde o início do Samu na cidade, em 2011, o enfermeiro responsável técnico, Fabiano Miranda, 38, sente-se mais motivado a trabalhar.
– Quando pedimos medicamentos, chega logo. Também temos cursos de qualificação – conta Miranda.

As comparações são feitas com relação à gestão da Sefas. Sob a nova administração, o Samu teve, até a tarde de ontem, 105 atendimentos.

– Não podemos avaliar como eram feitos os trabalhos, o que podemos dizer com certeza é que, sob nossa gestão, foram dadas melhores condições de trabalho aos profissionais e foram reorganizados o local e a forma de administração. O Instituto tem por meta qualificar ainda mais toda a equipe para beneficiar não só a população, mas também os próprios  profissionais – ressaltou a diretora administrativa do Instituto Masper, Suzan Mattana.

O Instituto, com sede em Fontoura Xavier, tem experiência no serviço. Já atuou com o Samu de Porto Alegre. Atualmente, trabalha com o Samu de Três Cachoeiras, de Capão da Canoa e de Xangri-lá.

Segundo Suzan, o serviço em Santa Maria conta com oito médicos, cinco enfermeiros, 15 técnicos de enfermagem e 20 condutores. A base tem quatro ambulâncias: três de suporte básico e uma avançada. Um quinto veículo, que deverá ser entregue pelo município na próxima semana, ficará na reserva para quando os demais estiverem em manutenção.
"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Rompimento de adutora deixa parte da Nova Santa Marta sem água

Próximo

Santiaguense é esfaqueada pelo namorado em São Leopoldo

Geral