Dia Mundial da Voz

Saiba quais são os cuidados necessários para ter uma voz saudável

18.459

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Eduardo Ramos (Diário)

A sua voz importa! Esse é o slogan da campanha Amigos da Voz, promovida pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia em 2022. A iniciativa, que ganha destaque no Dia Mundial da voz, celebrado em 16 de abril, é amadrinhada pelas cantoras Preta Gil, Negra Li, Majur e pela jornalista Maju Coutinho e chama a atenção para frequentes tosses e rouquidões, que podem ser um alerta de problema nas cordas vocais. Em Santa Maria, foi justamente a percepção e a busca por um profissional que levaram a aposentada Jane Scherer Lorenzoni, 62 anos, a obter respostas para um problema antigo. 

Feira dos Brechós ocorre neste sábado na Praça Saldanha Marinho

REABILITAÇÃO

data-filename="retriever" style="width: 25%; float: right;">

Ao realizar uma consulta de rotina, em setembro de 1999, Jane recebeu o diagnóstico de Carcinoma Epidermoide. Um dos principais sintomas da doença era a tosse seca. No caso de Jane, foi constatado que o tumor resultou também em uma paralisia parcial da corda vocal esquerda. Uma semana após o diagnóstico, ela foi submetida a uma cirurgia na Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre. O processo de recuperação da potência vocal foi lento e, na época, foi indicado que Jane seguisse com atendimento profissional.  

Ao retornar a Santa Maria, ela conheceu a fonoaudióloga Carla Viegas, com quem iniciou a terapia. Em uma mesa próxima ao sofá do qual conta a própria história, há um copo d'água, uma das orientações passadas pela fonoaudióloga que Jane segue à risca. Ao Diário, ela conta quais foram os motivos de ter constatado melhoras na condição vocal nos três primeiros meses de terapia:

- Ficamos praticamente trabalhando duas vezes por semana. E isso ajudou bastante. Nesse período, continuei fazendo os exercícios em casa, porque é importante. Quanto mais exercitar, mais rápido virá o sucesso - afirma. 

Jane descreve o acompanhamento como necessário, uma vez que enxerga os benefícios na rotina com amigos e familiares. A busca por uma voz saudável é enfatizada: 

- Sempre vai ser importante. Temos que cuidar muito bem da nossa voz e da nossa saúde.   

CUIDADOS

A fonoaudióloga Carla Viegas alerta sobre a necessidade de estar atento às demandas vocais no dia a dia. Alteração vocal, cansaço para falar ou o surgimento de pigarro ou irritação na garganta são alguns sintomas que sinalizam que a voz não está saudável. A profissional ainda comenta que mudanças na voz podem indicar outros tipos de doença: 

- Às vezes, as pessoas não sabem que a voz é um sinalizador de que algo não vai bem, inclusive na parte neurológica. Por exemplo, uma voz trêmula pode sinalizar uma doença neurológica degenerativa, como o Parkison, entre tantas outras que podem causar alterações vocais ou da deglutição. 

Para manter a voz saudável, Carla dá algumas dicas:

  • Beba água
  • Faça momentos de silêncio
  • Não consuma álcool em excesso
  • Evite o cigarro. Mas, caso seja fumante, faça exames 
  • Fale em um tom adequado

Curso de Odontologia da UFSM oferta tratamento gratuito para crianças de 5 a 11 anos

MITOS E VERDADES

Um dos primeiros questionamentos feitos a Carla é sobre os benefícios e os malefícios da água gelada. Segundo a fonoaudióloga, o líquido em temperatura baixa prejudica a voz. O motivo é explicado:  

- A nossa temperatura média corporal é de 36ºC, e a água gelada causa um choque térmico, assim como o ar-condicionado. Então, isso não é mito. É realidade. No momento em que tomamos água gelada, esse choque térmico irá nos levar à tosse, ao pigarro e a um desconforto com relação à variação de temperatura. 

Já a maçã pode não ser tão benéfica como ressalta o senso comum. 

- A maçã não melhora a nossa voz. Às vezes, as pessoas dizem que estão com a voz alterada e vão comer uma maçã para melhorá-la. Mas não é por esse caminho. A maçã é um adstringente, e na medida que nós a mastigamos, preparamos os músculos para falar melhor para uma melhor articulação e projeção vocal. Então, não podemos dizer que essa fruta melhora a voz. Se há um problema instalado na laringe, não irá melhorar comendo maçã. Isso é um mito - reforça Carla, destacando um benefício no mecanismo de mastigação. 

Outro alimento que traria benefícios diretos para a voz e que pode ser um mito é o mel. Segundo Carla, o uso pode levar ao pigarro, o que, de fato, piora a qualidade da voz. 

- Tanto o mel quanto qualquer outro doce poderão espessar mais a mucosa e produzir o muco que causa o pigarro. 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Em casa, Jane realiza os exercícios vocais passados pela fonoaudióloga Carla Viegas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Faz Sentido deste domingo fala sobre equilíbrio entre ser só e estar sozinho

VÍDEO: Produções artesanais de Páscoa crescem mesmo em meio ao aumento dos insumos Próximo

VÍDEO: Produções artesanais de Páscoa crescem mesmo em meio ao aumento dos insumos

Geral