Romaria de Fátima reuniu milhares de pessoas em Cruz Alta

O domingo ensolarado reuniu cerca de 150 mil pessoas na 66ª Romaria Diocesana ao Santuário de Fátima, realizada em Cruz Alta. Com o tema é "Maria, modelo de vida cristã", e o lema "Fazei tudo o que ele vos disser", o evento contou com a participação de fiéis de diversas partes do Rio Grande do Sul, que buscaram, nos atos religiosos, fortalecer a fé e agradecer pelas graças alcançadas.

De acordo com o bispo diocesano, dom Adelar Baruffi, a devoção a Nossa Senhora de Fátima está presente em todo o mundo católico, especialmente neste ano em que são celebrados os 100 anos de sua aparição, em 1917, na cidade de Fátima, em Portugal.

Todo esse simbolismo faz com que a Romaria de Fátima seja um evento marcante, um momento especial para renovar a fé. A religiosidade mostrou sua força já na missa que foi realizada por volta das 8h, antecedendo a romaria. Após, os milhares de fiéis ocuparam as principais ruas de Cruz Alta, acompanhando a imagem de Nossa Senhora de Fátima até o santuário.

ESTRUTURA
A romaria foi a primeira a ser realizada no espaço que, em 2016, foi elevado a santuário – local sagrado para receber peregrinos. O monumento conta com a imagem de Nossa Senhora sobre um pedestal de 32 metros de altura. O local, conhecido como Santinha, foi inaugurado em outubro de 1952. A escultura de Fátima que existe na capela do Santuário veio de Portugal, assim como uma ampola com água, existente na miniatura da Basílica de Fátima.

 Cresce procura por recadastramento em cemitérios de Santa Maria

Outra novidade preparada para receber os romeiros é o novo pavilhão construído junto ao santuário, com capacidade para 500 pessoas. A preocupação com a comodidade dos fiéis também estendeu-se à estrutura de banheiros – foram disponibilizadas estruturas químicas além dos sanitários já existentes –, aos pontos de água e à assistência aos participantes.

PREPARAÇÃO
Diversos atos religiosos antecederam a realização da 66ª Romaria de Fátima. Segundo o bispo de Cruz Alta, foram preparados quatro encontros com grupos de reflexão, que unem famílias para aprofundar o tema do evento. Os encontros preparatórios ocorreram em todas as 600 comunidades, seguidos da programação da novena.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Trechos da BR-290 passam por manutenção nesta semana

Próximo

Chega a 11 o número de vítimas do ataque à creche em Janaúba

Geral