Infraestrutura

Recuperação das ruas esburacadas de Santa Maria depende de tempo bom

Mariana Fontana*

"

Diante das reclamações dos moradores de Santa Maria quanto ao péssimo estado das vias da cidade, o Diário percorreu sete ruas na sexta-feira. Durante a blitz, foram encontradas crateras nas vias, que dificultam o trajeto de carros e motocicletas. Segundo a prefeitura, o trabalho de recuperação depende das condições climáticas porque é preciso um período de pelo menos dois dias de tempo seco para que os buracos sequem e seja colocado o remendo.

Leia outras notícias sobre buracos

Em alguns locais, como é o caso da Rua Capitão Vasco da Cunha, no bairro Parque Pinheiro Machado, os buracos estão no meio da pista. Até um cone de sinalização foi colocado no meio da via para alertar os motoristas. Segundo o militar João Pedro Santos, 45 anos, que mora nas proximidades, em função das más condições do pavimento, o carro precisa ir ao mecânico mais seguidamente.

– Tudo que é canto da cidade tem buraco. A suspensão do carro acaba durando menos e a manutenção tem sido mais frequente. A cidade parou e isso é resultado da falta de um órgão público que faça a manutenção – reclama.

Para quem trabalha de carro, a situação é ainda pior. De acordo com o vendedor Ary Antonio Oliveira, 75, na última manutenção do carro, o prejuízo foi de quase R$2,5 mil. Na sexta-feira, ele estava trabalhando na rua Aristides Lobo, no bairro Passo D'Areia, outro ponto crítico da cidade. A rua é rota de ônibus e o trecho após a Avenida Liberdade, no sentido Centro-Bairro, está intransitável.

– A gente não tem mais como escolher em qual rua passar, porque todas estão horríveis. Eu concordo que o tempo não está ajudando, mas quando está bom a gente não vê máquina trabalhando. Se a pessoa não conhece os buracos das ruas, não volta com o pneu inteiro para casa – afirma Oliveira.

Equipe única

Conforme o secretário adjunto de Infraestrutura, Obras e Serviços, Alexandre Brasil, apenas uma equipe tem trabalhado nas operações tapa-buracos, uma vez que a prefeitura só dispõe de um caminhão térmico para o serviço. Ele acrescenta que o trabalho ocorre conforme as condições do tempo.
– A água é a principal inimiga do asfalto. Para que haja uma boa compactação, precisamos de, pelo menos, dois dias de tempo seco. Isso permite que os buracos sequem e termine a umidade. Os buracos não são só em Santa Maria, todos os municípios que foram atingidos pela chuva estão assim. Se o tempo permitir, dentro de 10 dias, vamos conseguir diminuir bastante o problema – garante.


Locais visitados pelo Diário

Rua Mafriza Franco Rosa (Tancredo Neves)
Rua Capitão Vasco da Cunha (Parque Pinheiro Machado)
Rua Dom Atalício Pithan (Lorenzi)
Travessa Adão Comasseto (Cerrito)
Avenida João Machado Soares (Camobi)
Rua Maria Loureiro Ilha (Salgado Filho)
Rua Aristides Lobo (Passo D'Areia)

Chuva dará trégua na próxima semana

Apesar das pancadas constantes em outubro e da previsão nada animadora de um verão ainda mais chuvoso, os próximos dias devem ser de tempo quente e seco em Santa Maria. De acordo com a técnica em meteorologia da Somar Meteorologia, Patrícia Vieira, a previsão é de chuva rápida apenas na segunda-feira. Durante o final de semana e entre terça-feira e o dia 22, a chuva dará uma trégua e o tempo permanecerá seco.

– Teremos pelo menos 10 dias de tempo firme para Santa Maria. Além disso, as temperaturas serão bastante elevadas e devem ser as maiores registradas no verão, com máximas chegando aos 38ºC. Teremos uma espécie de estiagem nesses próximos dias de janeiro – garante a meteorologista.

No final de semana, as temperaturas devem ficar em torno dos 35ºC. Ainda de acordo com Patrícia, a chuva deve voltar com intensidade nos últimos dias "

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Jovens presos após assaltos são soltos da penitenciária de Santa Maria

Próximo

Após 14 dias, bombeiros encerram buscas a eletricista da AES Sul que desapareceu em rio

Geral