temporal

Rajadas de vento chegam a 70 Km/h e temperatura despenca em cinco minutos em Santa Maria

da redação

Foto: Renan Mattos (Diário)

Depois do calorão, a chuva chegou em Santa Maria e, com ela, rajadas de vento forte e queda na temperatura. De acordo com o meteorologista Fábio Luengo, da Somar, às 16h05min de hoje a estação que fica na Base Aérea de Santa Maria registrou rajadas de vento de 70 quilômetros por hora. No mesmo horário da ventania a temperatura despencou 7º C em um intervalo de cinco minutos: passou de 31ºC a 24ºC pouco depois das 16h. 

Acidente entre caminhão e carro com placas de Santa Maria deixa um morto em Santana do Livramento

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para todo o Estado nesta segunda-feira. Luengo explica que as pancadas - oscilando de intensidade - devem seguir até a noite de hoje e as rajadas mais fortes de vento podem ser registradas outra vez ao longo do dia. O alerta do Inmet aponta que o período mais crítico pode ir até 1h de terça-feira. 

Em Santa Maria, o Corpo de Bombeiros atendeu cinco quedas de árvores nesta tarde, em pelo menos quatro bairros diferentes: Rosário, Carolina, Passo das Tropas e Camobi. As quedas de árvore não chegaram a interromper o trânsito em nenhum local da cidade. 

PARA PEDIR AJUDA
Quem tiver registrado algum dano em relação a chuva e vento deve ligar para Defesa Civil (55) 3222-5192, para a Guarda Municipal (que recebe ligações a qualquer hora) pelo 153 ou, ainda, para o Corpo de Bombeiros pelo 193. 

NA REGIÃO
Em Júlio de Castilhos, levantamento feito pela prefeitura dá conta de quatro casas destelhadas com os ventos. Na localidade de São João do Barro Preto, interior do município, três residências foram destelhadas parcialmente. Os moradores receberam lonas. Já na localidade de Alvorada, também na área rural, uma casa teve destelhamento total. No Instituto Federal Farroupilha, árvores caíram.

Em São Sepé, conforme o Corpo de Bombeiros, diversos pontos estão sem abastecimento de energia elétrica após a ventania que atingiu a cidade durante a tarde. O Corpo de Bombeiros trabalha para liberar a BR-392, onde caíram árvores, enquanto a Defesa Civil e equipes da prefeitura atendem moradores em bairros. Há relatos de cerca de 80 casas destelhadas e árvores caídas em bairros como Pontes, Santos, Tatsch e Centro.


Foto: O Sepeense

Em Cacequi, conforme o vice-prefeito Airton Toledo dos Anjos, há registro de postes de energia elétrica caídos e algumas áreas do município estão sem luz. Segundo ele, 12 casas foram destelhadas. A Secretaria de Obras do município distribui lonas para as famílias atingidas. A região mais atingida é do Bairro Iponã. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Motociclista tem braço quebrado ao ser atingida por carro na Região Central de Santa Maria Anterior

Motociclista tem braço quebrado ao ser atingida por carro na Região Central de Santa Maria

Acidente com carro de Santa Maria deixa um morto em Santana do Livramento Próximo

Acidente com carro de Santa Maria deixa um morto em Santana do Livramento

Geral