Tradicionalismo

Provas campeiras movimentam Santa Maria neste fim de semana

"

Provas de tiro de laço dão sequência neste sábado à 28ª Classificatória Regional para a Festa Campeira Estadual, que ocorre na Estância do Minuano, em Santa Maria. A classificatória começou na sexta-feira e se encerra no domingo (confira a programação abaixo).

A entrada é gratuita. Mais de 500 competidores da região disputam provas de Laço, do Chasque, do Couro e da Vaca Parada. Paralelamente, será realizado o Rodeio Crioulo Regional, o qual tem a finalidade de arrecadar recursos, por meio das inscrições, para a equipe classificada poder participar da Festa Campeira Estadual, em março, em Santiago. 

– A Festa é a nossa Copa do Mundo dos rodeios. Fazia mais de 10 anos que ela não acontecia na região Central – orgulha-se Ogier de Vargas Rosado, um dos narradores do evento.

Entre os competidores, um campeão especial. Com um cateter no coração há um ano e em quimioterapia para combater um câncer, Antonio Carlos Alves Bohrer, 74, poderia estar em casa repousando, em Restinga Seca. Porém, gaudério que é, na sexta-feira acampava na Estância do Minuano. De tarde, Tio Chico, como é conhecido, já tinha competido nas categorias de laço Vaqueano, Veterano e Patrão. Foram 15 armadas em menos de uma hora. Iria ainda laçar em equipe. Neste sábado e no domingo, disputará novamente.

– Fui muito bem na primeira prova, lacei todas as vacas. No Veterano, lacei quatro. No Patrão, como já estava cansado, lacei só três – avalia.

Tio Chico quer muito participar da Festa Campeira Estadual, em Santiago. A cidade dá sorte: foi lá, em 2005, que se tornou Campeão Brasileiro de Laço. Além disso, o evento vai marcar a volta dele na competição estadual. Isso porque há dois anos Chico se classifica na regional, mas não consegue ir para a estadual, devido aos problemas de saúde. O campeão tratou de um câncer na amígdala, depois no rim e agora está com metástase no pulmão.

Mais idoso participante do CTG Andarilhos do Pago, o laçador encontra motivação ao inspirar os mais novos a seguir as tradições gaúchas. Mateus Loreto, cinco, do mesmo CTG, é um exemplo. O menino também participa das classificatórias.

– Pra mim ele é uma legenda, pela idade que tem e porque enfrenta uma doença braba. Tem que ter muita força de vontade – diz o agropecuarista Vagner Grigoletto, 39, integrante do CTG.

Programação

28ª Classificatória Regional

Sábado
7h - Reinício das provas de Laço Seleção
Após - Raspadinha Trio - Taça Corujão - 1ª Classificatória
12h - Almoço
16h - Vaca parada

Domingo
7h - Rodadas todas as modalidades
Após - Laço Trio de Rodeio
Desempates em todas as modalidade (se for o caso)
Encerramento da Classificatória Regional
Apresentação da Seleção Regional com entrega de Troféu Rotativo e Troféu Laço Seleção

11º Rodeio Crioulo Regional

Sábado
13h30min - Abertura oficial
14h - Laço Trio do Rodeio
Após - Laço Piá, Guri e Prenda
Após - Raspadinha Trio

Domingo
10h - Vaca parada
Após - Raspadinha Trio
12h - Almoço
14h - Prova do Chasque
Após - Prova do Couro
Laço Trio
Entrega da premiação aos vencedores

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Quatro balneários na Região Central estão impróprios para banho

Próximo

Aprovados no Processo Seletivo da UFSM comemoram aprovação

Geral