manifestação

Protesto que pede fiscalização de transporte escolar irregular em Santa Maria passa pelas ruas centrais

da redação

Foto: Pedro Piegas (Diário)

Proprietários de cerca de 50 veículos participam, nesta manhã, de um protesto que pede por mais fiscalização de veículos que fazem o transporte escolar de forma irregular em Santa Maria. O grupo está reunido na Gare desde as 8h30min desta quinta-feira e deve seguir em direção às ruas centrais da cidade, com a manifestação. De acordo com Rosângela Teixeira, vice-presidente da Associação de Proprietários de Transporte Escolar de Santa Maria (Aprotesm), a manifestação serve como uma forma de conscientizar os motoristas e pais de alunos da cidade.

- A gente quer que a comunidade colabore com a gente, porque é muito difícil fazer esse transporte. Às vezes, precisamos trocar de pista, mas ninguém cede a passagem e esquecem que tem crianças dentro do veículo. Além disso, queremos que se fiscalize os transportes irregulares, porque os pais não sabem nem quem está dirigindo o veículo. Estamos fazendo isso aí (a manifestação) antes que ocorra algo mais grave - comentou Rosângela.

Trecho da Rua Riachuelo vai passar por obras no próximo ano

Além do pedido por fiscalização mais rigorosa dos veículos que fazem o transporte clandestino dos alunos, a associação também pede que seja reforçada a segurança em frente às escolas. 

- Hoje, resolvemos fazer essa manifestação, porque a gente não sabe quem está carregando essas crianças. A gente pede a fiscalização não só para nós, mas para os irregulares também - disse o secretário da Aprotesm, Fagner Thierry Carvalho. 

Por volta das 9h30min, o grupo de manifestantes deixou a Gare em direção às ruas centrais de Santa Maria. O protesto deve seguir pelas avenidas Rio Branco e Presidente Vargas. Em seguida, o grupo deve passar pelas ruas Tuiuti e Duque de Caxias e retornar à Avenida Presidente Vargas. As avenidas Ângelo Bolson e Medianeira também estão no itinerário do protesto, que deve seguir até a Secretaria de Mobilidade Urbana, onde deve ser encerrado.

O QUE DIZ A PREFEITURA
O secretário de Mobilidade Urbana, João Ricardo Vargas, afirma que disponibilizou aos transportadores um canal, via redes sociais, para denúncias e revela ter encaminhado fiscalizações.

- Foi uma surpresa a manifestação, porque a porta do nosso gabinete sempre está aberta. Na última reunião, coloquei um canal em aberto para que a categoria nos ajude na fiscalização e nos envie fotos e vídeos sobre os irregulares. Baseado no material que recebi, começamos a montar algumas operações de fiscalizações na nossa rotina - disse Vargas.

O secretário conta que, além da fiscalização dos clandestinos, é preciso também acompanhar a situação das vans cadastradas.

- Ao mesmo tempo, estamos fiscalizando os legalizados. Não posso fiscalizar um lado e abandonar o outro - completa Vargas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Artistas de rua se reúnem para arrecadar dinheiro para argentina que teve o corpo queimado Anterior

Artistas de rua se reúnem para arrecadar dinheiro para argentina que teve o corpo queimado

Protesto que pede por fiscalização de transporte escolar irregular deve passar pelas ruas centrais de Santa Maria Próximo

Protesto que pede por fiscalização de transporte escolar irregular deve passar pelas ruas centrais de Santa Maria

Geral