A Universidade Federal de Santa Maria recebe, nesta quarta-feira (29), cerca de 45 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias. A visita faz parte do projeto “Conhecendo o mundo Agro: do campo à mesa”, uma parceria do curso de Agronomia da UFSM e da Secretaria Municipal de Educação (Smed).
Na última quinta-feira, 33 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lidovino Fanton visitaram a área da várzea no campus para aprender mais sobre o mundo rural. Os estudantes receberam uma aula do professor Enio Marchesan, responsável pelo Grupo de Pesquisa em Arroz e Uso Alternativo de Várzea (GPai), sobre educação ambiental, o funcionamento do processo de cultivo e as etapas necessárias para os grãos chegarem até as prateleiras do mercado.
— O propósito é dar a oportunidade para os alunos entenderem melhor essa profissão e conversarem com pessoas do ramo. É necessário fazer uma aproximação entre as pessoas que vivem mais nos centros urbanos e o meio rural, principalmente com os jovens. A universidade faz ações com os produtores, técnicos e estudantes de graduação, mas precisamos levar esses conhecimentos também para a comunidade — comenta o professor.
Contato direto
Para entender na prática, os jovens andaram pelas plantações de arroz, soja, milho e trigo da UFSM. Essa foi a melhor parte da excursão para Alessandra Silva de Moraes, 14 anos, aluna do 9º ano, que conheceu pela primeira vez as lavouras da instituição:
— Achei muito interessante aprender sobre a colheita do arroz e a transformação pela qual o grão passa até chegar no nosso prato. Mas o ponto alto foi caminhar pelo campo e realmente ver as plantações. Vale a pena vir conhecer, as explicações foram muito boas.
Os visitantes também aprenderam mais sobre as tecnologias utilizadas no campo. Uma delas foi a exibição de tratores que possuem piloto automático.Ao final da excursão, cada aluno recebeu sementes de cada grão analisado que podem ser plantadas em casa.
*Com informações da UFSM.