Primavera começa com chuva acima da média no Estado, mas deve terminar mais quente e seca

A primavera de 2025, que começa nesta segunda-feira (23), chega sob influência da neutralidade climática, mas promete ser marcada por contrastes. Segundo o meteorologista Gustavo Verardo, o início da estação será mais úmido, com acumulados de chuva acima da média em setembro e outubro. No entanto, a partir da segunda quinzena de novembro, o cenário deve mudar: os gaúchos sentirão temperaturas mais altas e precipitações abaixo do esperado, reflexo da possível formação do fenômeno La Niña, ainda que de fraca intensidade.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

De acordo com Verardp, setembro já mostra o padrão típico dessa transição, com volumes significativos de chuva, tendência que se mantém em outubro. 

— A primavera começa mais úmida, principalmente neste mês de setembro, que já vai ter chuva acima da média. Outubro também é um mês que no Rio Grande do Sul se mostra com bastante chuva e acumulados acima da climatologia — explica.

No entanto, o quadro muda em direção ao final da estação. 

— A primavera terminará seca e mais quente, principalmente da segunda quinzena de novembro em diante. O reflexo disso é chuva abaixo da média, principalmente no final de novembro e no mês de dezembro — destaca o meteorologista.

Com relação às temperaturas, a variação também deve ser sentida pelos gaúchos. Outubro ainda terá influência de massas de ar frio, garantindo noites frescas, com mínimas que podem chegar a 9°C ou 10°C em alguns dias. Já as tardes tendem a seguir a climatologia esperada, mas a partir de novembro haverá mais calor. 

— São noites um pouco mais frescas e tardes mais quentes, principalmente de novembro em diante — completa Verardo.

Assim, a primavera de 2025 será marcada pela instabilidade típica da estação: começa com chuva em excesso e termina sob os sinais de uma La Niña, com tempo seco e temperaturas em elevação.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Escola Profética reúne mais de mil pessoas em Santa Maria com participantes de 10 países e mais de 200 cidades Anterior

Escola Profética reúne mais de mil pessoas em Santa Maria com participantes de 10 países e mais de 200 cidades

Massa de ar polar marca início de primavera e garante dias de sol em Santa Maria Próximo

Massa de ar polar marca início de primavera e garante dias de sol em Santa Maria

Geral