chuva na região

Prefeitura de São Gabriel decreta situação de emergência por conta da chuva

18.295

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Prefeitura de São Gabriel (Divulgação)
Foram 65 milímetros de chuva registrados ao longo da manhã na cidade

ATUALIZADA às 19h56min do dia 30 de outubro de 2019

A forte chuva que atingiu todo o Estado continua causando estragos na Região Central. Em São Gabriel, a prefeitura informou que decretou estado de emergência ainda nesta tarde por conta dos transtornos. O Rio Vacacaí continua 4,75 metros acima do nível do normal e segue sendo monitorado por bombeiros e Defesa Civil. Somente durante a manhã, foram 65 milímetros de chuva acumulados na cidade. Lonas também já estão sendo distribuídas aos moradores que tiveram as casas atingidas pelo granizo. 

Santa Maria registra mais de 400 milímetros de chuva neste mês

Conforme a Defesa Civil, é preciso estar atento aos pontos de alagamento. Há registros de ruas obstruídas nos bairros Mato Grosso, Passo da Lagoa, Bom Fim, Vila Maria e Beira-Rio. 

NA REGIÃO
Em Caçapava do Sul, o acumulado de chuva já chega a 200 milímetros. A prefeitura informou que não há famílias desabrigadas nem desalojadas. Além disso, também não foram registrados graves danos na cidade. Equipes da Secretaria de Obras e da Defesa Civil seguem acompanhando a situação. 

Uma das situações mais graves é em Rosário do Sul. Conforme a Defesa Civil, são 54 casas atingidas pela forte chuva. O Rio Santa Maria segue 4,75 metros acima do nível normal. O acumulado de chuva chega a 194 milímetros, de acordo com a Defesa Civil. Desse total, 74 foram registrados somente no dia de hoje.

VÍDEO: posto de saúde e escola infantil fecham por conta da chuva

Ontem, uma família que havia passado alguns dias fora de casa, retornou e encontrou a residência destruída. O local foi atingido por um raio, no final de semana. Apesar de nenhum dos moradores estar em casa no momento da descarga elétrica, uma galinha, um cachorro e um gato, que estavam dentro da residência, acabaram morrendo. Por conta disso, a família precisa de doações de materiais de construção para poder reerguer a casa. 

São Sepé registrou transtornos em diversos pontos, conforme a prefeitura. No entanto, o caso mais grave é o da ponte do Passo do Fraga, que fica no interior do município. A água encobriu a passagem e, por isso, o trânsito no local está interrompido. Equipes seguem monitorando a situação e, até o momento, foram mais de 130 milímetros de chuva.   

Já em Faxinal do Soturno, as 15 casas destelhadas já foram atendidas por equipes da prefeitura e Defesa Civil. Agora à tarde, o Rio Guarda-Mor, que fica na localidade de Linha Guarda-Mor, que dá acesso ao município de Ivorá, ficou acima do nível normal. Por isso, o local está sem passagem, o que só deve voltar a ocorrer quando o rio baixar.

A prefeitura ainda informou que houve um desmoronamento no Morro da Gruta, na ERS-149, que dá acesso a Pinhal Grande. O trânsito, no trecho, está em uma pista para atendimento.  

A Secretaria de Assistência Social está recebendo doações de colchões, roupas e outros materiais para as famílias atingidas pela chuvarada.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Pesquisa mostra que brasileiro se distrai frequentemente com o celular

Próximo

Veja como ajudar moradores atingidos pelo temporal

Geral