Foto: Vinicius Becker (Diário)
Secretário adjunto de Resiliência Climática afirma que município mantém equipes mobilizadas, monitora diferentes sistemas meteorológicos e orienta moradores a adotarem medidas preventivas
Com a previsão de novos episódios de chuva intensa nos próximos dias, a prefeitura de Santa Maria mantém as equipes mobilizadas para monitorar as condições meteorológicas e atuar em possíveis ocorrências. Em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade!, da Rádio CDN 93.5 FM, o secretário adjunto de Resiliência Climática e Relações Comunitárias, Edson das Neves, afirmou que o município acompanha diferentes sistemas de previsão do tempo e reforçou o pedido para que a população permaneça atenta aos canais oficiais e adote medidas preventivas para minimizar os impactos do mau tempo.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo o secretário, apesar do alerta emitido para a região, Santa Maria não registrou ocorrências relacionadas à chuva na noite anterior à entrevista. Ainda assim, a preocupação permanece, especialmente em razão da possibilidade de novos acumulados de chuva, elevação do nível dos rios e risco de deslizamentos de terra.
Monitoramento permanente
Das Neves explica que a preocupação com áreas sujeitas a inundações não se restringe aos períodos de chuva intensa. Conforme ele, o município possui moradias localizadas em áreas inundáveis, tanto na zona urbana quanto na rural, o que exige monitoramento permanente e planejamento para reduzir os impactos em caso de eventos extremos.
Dentro do programa Santa Maria Cidade Resiliente, a prefeitura trabalha no mapeamento dessas áreas, no cadastramento das famílias, na definição de rotas de fuga, na estruturação de abrigos e na criação de mecanismos para qualificar a resposta em situações de emergência. O secretário ressalta que, embora obras de drenagem contribuam para reduzir os efeitos das chuvas, elas demandam tempo e investimentos até serem concluídas em sua totalidade.
Chuva exige atenção mesmo após o fim da precipitação
Durante a entrevista, Edson destacou que a preocupação não termina quando a chuva para. Por isso, a Secretaria de Resiliência Climática conta com uma equipe de geologia responsável pelo monitoramento das encostas do município.
— Nos preocupa as chuvas que nós temos para hoje, nos preocupa também o que nós temos para o final de semana. Estas chuvas não cessam quando param. Elas continuam infiltrando no solo, continuam elevando o nível dos rios e isso nos traz uma preocupação para além da inundação e dos alagamentos, mas também com a possibilidade de deslizamento de terra — afirmou.
O secretário também explicou que, sempre que um alerta meteorológico é emitido, a prefeitura altera sua configuração de atendimento, mobilizando todas as secretarias para garantir uma resposta rápida caso ocorram danos provocados pelo tempo.
População pode colaborar com ações preventivas
Entre as orientações à comunidade, Edson recomenda que os moradores aproveitem os períodos de tempo firme para revisar calhas e telhados, além de retirar resíduos que possam obstruir galerias e sistemas de drenagem. Caso não seja possível remover o material, a orientação é comunicar a Defesa Civil ou a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos para que a situação seja avaliada.
— A população precisa estar atenta e preocupada, mas não em pânico. O pânico não vai ajudar em nada. Todo cidadão pode contribuir nesse processo para que a gente tenha um enfrentamento mais seguro — ressaltou o secretário.
Ele também reforçou que a população deve acompanhar apenas informações divulgadas pelos canais oficiais e pela imprensa, evitando compartilhar conteúdos sem confirmação que possam gerar desinformação ou pânico. Segundo o secretário, as informações repassadas pelo município seguem os dados fornecidos pelos órgãos oficiais de meteorologia e pelos estudos técnicos realizados pela prefeitura.
Canais de atendimento
Em caso de destelhamentos, alagamentos e outros danos provocados pelas chuvas, a orientação é acionar o 153, do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que funciona 24 horas por dia e faz o encaminhamento das ocorrências para os órgãos responsáveis. Situações com risco iminente à vida devem ser comunicadas diretamente ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.
Além dos telefones de emergência, a prefeitura disponibiliza um sistema digital na página oficial para que moradores afetados possam realizar um cadastro, anexar fotos e registrar danos. Conforme o secretário, a ferramenta agiliza o atendimento e facilita o acesso a eventuais auxílios em situações de emergência reconhecidas pelos governos estadual e federal.
Situação em Santa Maria
Conforme a atualização divulgada pela prefeitura às 10h desta terça-feira (28), os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registraram, nas últimas 24 horas, acumulados de 20,6 milímetros no Bairro Lorenzi, 15 milímetros no João Goulart, 14,4 milímetros em Camobi e 14,2 milímetros no Patronato. Apesar da chuva, a Defesa Civil Municipal informou que nenhuma ocorrência relacionada ao clima havia sido registrada ou atendida até o momento.
Mesmo sem registros de danos, permanecem vigentes alertas meteorológicos para Santa Maria e região. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta vermelho para tempestade, válido até o meio-dia de quarta-feira (29), enquanto a Defesa Civil do Estado mantém alertas para tempestades e inundação. O Cemaden também aponta risco hidrológico alto e risco geológico moderado, reforçando a possibilidade de elevação do nível dos rios, alagamentos e deslizamentos de terra caso os volumes de chuva previstos se confirmem.
Telefones de emergência
Em caso de necessidade, a população pode acionar os seguintes órgãos:
- Defesa Civil: 153 e WhatsApp (55) 99110-7940;
- Corpo de Bombeiros: 193 e WhatsApp (55) 98454-5968;
- Brigada Militar: 190 e WhatsApp (55) 99939-0190;
- Samu: 192, (51) 3320-0100, (51) 3322-0192 e (55) 3307-9737;
- Superintendência de Trânsito: 153 e WhatsApp (55) 99931-1244;
- Guarda Municipal: 153 e WhatsApp (55) 99167-8452;
- Comando Rodoviário da Brigada Militar: 198, (55) 3225-1009 e WhatsApp (51) 98687-2667;
- Polícia Rodoviária Federal: 191 e WhatsApp (55) 99123-3488.