Foto: Foto: Samuel Marques / PMSM
A prefeitura de Santa Maria e o Sindicato dos Professores Municipais (Sinprosm) retomaram o diálogo na tarde desta terça-feira (18), em reunião solicitada pela categoria para tratar da greve e da Reforma da Previdência. Apesar da abertura da mesa de negociação ter sido confirmada pelo prefeito Rodrigo Decimo (PSD), os principais pontos defendidos pelo sindicato não avançaram.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Durante o encontro, que contou também com a presença da vice-prefeita, Lúcia Madruga, o Sinprosm reiterou a principal demanda: a retirada dos projetos da Reforma da Previdência em tramitação na Câmara de Vereadores. Decimo, porém, afirmou que a discussão segue no Legislativo e que não pretende retirar as propostas. Ele destacou ainda que o Conselho Consultivo criado para tratar da reforma, do qual o sindicato participa, pode sugerir ajustes e que o Executivo segue aberto a negociações.
– Nós acolhemos de imediato a mesa de negociação, pois sempre estivemos abertos ao diálogo. Acredito que, conversando, conseguiremos avançar. A reforma é uma necessidade, e seguiremos discutindo na Câmara, construindo de forma conjunta – afirmou o prefeito.
Além da pauta previdenciária, o Sinprosm apresentou reivindicações como reajuste salarial conforme a Lei do Piso, chamamento de concursados, garantia de pagamento integral dos dias de greve, elaboração da nova lei de cargos e compromisso de não atrasar 13° e demais salários.Também pediu que o prefeito receba a categoria nesta quarta-feira (19), quando será entregue a carta de rejeição à reforma.
A reunião, que durou cerca de uma hora e meia, foi considerada de “poucos avanços” pelo sindicato. Segundo o Executivo, há estudos para assegurar o pagamento dos servidores até o fim do ano, mas a posição sobre a reforma permanece inalterada.
Em nota enviada ao Diário, o sindicato informou que mantém posição contrária à reforma e seguirá mobilizado. A coordenação e o Comando de Greve devem convocar uma nova assembleia nos próximos dias para definir os próximos passos do movimento.