Prefeitura e Sinprosm voltam a dialogar, mas impasse sobre Reforma da Previdência permanece

Prefeitura e Sinprosm voltam a dialogar, mas impasse sobre Reforma da Previdência permanece

Foto: Foto: Samuel Marques / PMSM

A prefeitura de Santa Maria e o Sindicato dos Professores Municipais (Sinprosm) retomaram o diálogo na tarde desta terça-feira (18), em reunião solicitada pela categoria para tratar da greve e da Reforma da Previdência. Apesar da abertura da mesa de negociação ter sido confirmada pelo prefeito Rodrigo Decimo (PSD), os principais pontos defendidos pelo sindicato não avançaram.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Durante o encontro, que contou também com a presença da vice-prefeita, Lúcia Madruga, o Sinprosm reiterou a principal demanda: a retirada dos projetos da Reforma da Previdência em tramitação na Câmara de Vereadores. Decimo, porém, afirmou que a discussão segue no Legislativo e que não pretende retirar as propostas. Ele destacou ainda que o Conselho Consultivo criado para tratar da reforma, do qual o sindicato participa, pode sugerir ajustes e que o Executivo segue aberto a negociações.

– Nós acolhemos de imediato a mesa de negociação, pois sempre estivemos abertos ao diálogo. Acredito que, conversando, conseguiremos avançar. A reforma é uma necessidade, e seguiremos discutindo na Câmara, construindo de forma conjunta ​– afirmou o prefeito.

Além da pauta previdenciária, o Sinprosm apresentou reivindicações como reajuste salarial conforme a Lei do Piso, chamamento de concursados, garantia de pagamento integral dos dias de greve, elaboração da nova lei de cargos e compromisso de não atrasar 13° e demais salários.Também pediu que o prefeito receba a categoria nesta quarta-feira (19), quando será entregue a carta de rejeição à reforma.

A reunião, que durou cerca de uma hora e meia, foi considerada de “poucos avanços” pelo sindicato. Segundo o Executivo, há estudos para assegurar o pagamento dos servidores até o fim do ano, mas a posição sobre a reforma permanece inalterada.

Em nota enviada ao Diário, o sindicato informou que mantém posição contrária à reforma e seguirá mobilizado. A coordenação e o Comando de Greve devem convocar uma nova assembleia nos próximos dias para definir os próximos passos do movimento.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Vitória Sarturi

Santa Maria terá alterações no funcionamento de serviços públicos nesta quinta e ponto facultativo de sexta; confira Anterior

Santa Maria terá alterações no funcionamento de serviços públicos nesta quinta e ponto facultativo de sexta; confira

Cerimônia de incineração: entenda rito que ocorre nesta quarta-feira em alusão ao Dia da Bandeira Próximo

Cerimônia de incineração: entenda rito que ocorre nesta quarta-feira em alusão ao Dia da Bandeira

Geral