Saúde

Precaução contra vômitos e diarreia

"

Nos últimos dias, leitores entraram em contato com o "Diário" para relatar que os filhos, a maioria crianças, apresentaram sintomas como vômitos e diarreia. Segundo os pais, o problema teria ocorrido depois que as crianças frequentaram piscinas de clubes da cidade. A suspeita, conforme eles, é reforçada porque os pequenos não teriam ingerido alimentos diferentes nesse período.

Conforme a pediatra Maria Clara Valadão, a contaminação pela ingestão de água contaminada é mais comum em praias e balneários, em função da presença de bactérias e de não haver um tratamento adequado. 

– A água das piscinas é tratada constantemente, e é muito difícil que tenha potencial para causar viroses, pois o cloro atua para eliminar esses focos. O que pode estar acontecendo são quadros virais que podem ser transmitidos de várias maneiras, em especial com pessoas que já estejam contaminadas – destaca Maria Clara.

Ainda de acordo com a pediatra, a alimentação também precisa ser regrada. Ela indica aos pais que evitem oferecer alimentos prontos para as crianças, e prefiram, ao visitar clubes e outros locais, levar sanduíches prontos de casa e oferecer frutas e alimentos leves.

De acordo com uma pediatra do Pronto-Atendimento do Patronato, que não quis se identificar, as viroses podem ser causadas por uma série de fatores, que incluem desde a falta de hidratação até a exposição excessiva ao sol (veja no quadro). Ao primeiro sinal de vômitos ou diarreias, o melhor tratamento é repor líquidos:

– Quando se tem esse tipo de sintoma, a primeira medida a ser adotada é se hidratar, bebendo bastante água ou soro caseiro. Deve-se evitar dar refrigerantes, que não são capazes de hidratar o corpo adequadamente.

Água das piscinas é tratada diariamente

O vice-presidente de recreação e lazer do Clube Recreativo Dores, Nilton Fabrin, afirma que o controle da água e a limpeza das piscinas são feitos constantemente no estabelecimento. Ele afirma que, em função das informações que estão sendo espalhadas pela cidade, a Vigilância em Saúde esteve no local ontem à tarde.

– Temos um controle rígido da água, que é corrente e tratada com cloro e químicos. O controle é feito de hora em hora. Além disso, a água é filtrada o tempo todo e o cloro regulado automaticamente. Temos controle também da comida servida nos bares. Só não temos como controlar a refeição trazida pelos associados, que pode vir a causar algum problema. Estamos sendo submetidos a novas fiscalizações da Vigilância, mas, até agora, nada irregular foi constatado – garante Fabrin.

No Avenida Tênis Clube, segundo a administração, a água é tratada diariamente e a limpeza das piscinas é realizada duas vezes ao dia. Além disso, o clube informou que são usados regularmente produtos químicos para tratar a água e que um químico faz vistorias regularmente.

Para evitar viroses

- Mantenha-se sempre hidratado, tomando bastante água, principalmente mineral ou fervida
- Mantenha uma alimentação saudável e, no verão, prefira ingerir alimentos leves como verduras e frutas. Em dias muito quentes, evite comidas gorduras, fritas, temperos em excesso e embutidos
- Evite permanecer muito tempo exposto ao sol
- Evite ingerir a água das piscinas ou de qualquer outro local de banho
- A higienização adequada das mãos ajuda na prevenção da virose
- Se você já apresenta algum dos sintomas, beba bastante água. Isso ajuda a evitar uma possível desidratação

Nos casos a seguir, apenas a hidratação não é indicada, por isso, procure um médico quando:
- O vômito não parar
- Houver a presença de sangue nas fezes
- Houver febre alta e, també"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Homem morre afogado no Rio Vacacaí em São Gabriel

Próximo

Ex-padre acusado de estupro é interrogado nesta quinta em Caçapava do Sul

Geral