NA JUSTIÇA

Por decisão judicial, paciente de Santa Maria recebe aparelho de ventilação

18.398

Um homem, de 33 anos, representado pela mãe, obteve na justiça o direito de receber um modelo específico de aparelho de ventilação. Ele é portador de Distrofia Muscular de Duchenne, doença que causa fraqueza, perda de massa muscular, perda de funções motoras e insuficiência respiratória crônica.

Jovem morre após colidir moto em poste em Rosário do Sul

O equipamento custa cerca de R$ 75 mil e, conforme a ação judicial, seria o único a garantir o volume de ar necessário para o paciente e ter mecanismos de alarme para evitar paradas respiratórias. Ele será usado no tratamento domiciliar e, conforme a decisão do juiz federal, Altair Antonio Gregorio, deve ser disponibilizado em até 20 dias úteis. A obrigação de fornecimento do aparelho é da União e o Estado do Rio Grande do Sul.

HISTÓRICO DO CASO
Em novembro do último ano, a 3ª Vara Federal de Santa Maria decidiu pelo fornecimento imediato do tratamento, mas a União recorreu com a alegação de que seria irregular fornecer essa tecnologia ao homem enquanto existem opções de tratamento.  

Na decisão da última semana, favorável ao paciente, o relator se fundamentou no laudo médico pericial que aponta a necessidade do aparelho específico de ventilação. Para o magistrado responsável pela decisão, o alto custo não pode ser impedimento se o laudo garante a eficácia da ferramenta para o tratamento seguro da distrofia. 

*Com informações do Tribunal Regional Federal da 4ª Região 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: incêndio destrói casa e atinge prédio no Parque Itaimbé Anterior

VÍDEO: incêndio destrói casa e atinge prédio no Parque Itaimbé

VÍDEO: skatistas lamentam falta de opções para a prática em Santa Maria Próximo

VÍDEO: skatistas lamentam falta de opções para a prática em Santa Maria

Geral