Parque terá 18 réplicas de dinos “gaúchos”, os mais antigos

Deni Zolin

Parque terá 18 réplicas de dinos “gaúchos”, os mais antigos

Foto: Aventura Jurássica (Divulgação)

O Projeto Dinorigin, de Santa Maria, foi contratado para prestar consultoria científica para a criação de um parque dos dinossauros que deve inaugurar até julho em Balneário Camboriú (SC), por R$ 30 milhões. Ele é do grupo nacional Oceanic, que tem vários parques temáticos, como o famoso Aquário. Graças à participação do grupo santa-mariense, o parque de Camboriú terá um espaço com 18 réplicas e fósseis dos dinos de Santa Maria e da região, que é considerada o berço dos dinossauros mais antigos do mundo, reconhecido pelo Guinness. Será uma grande divulgação para a Região Central.

Ao todo, serão mais de 80 réplicas mecatrônicas de dinossauros, que vão se mexer e fazer barulho, além de obedecer a comando de voz. O local terá cinema 3D e, na entrada, o prédio principal será no formato de um grande vulcão. Fora, haverá trilha e as réplicas de dinos.

Um dos fundadores do Dinorigin, Ciro Cabreira conta que, após a contratação do Dinorigin, a Oceanic mudou todo o projeto com as orientações científicas e compreendeu a importância de criar um espaço dedicado aos dinossauros “gaúchos” e, em especial, da Região Central, justamente por estarem no Guinness.

Segundo ele, a Oceanic vai construir mais dois parques temáticos em Gramado e Canela, um deles será o 1º fora dos EUA com 300 artigos exclusivos e originais da Nasa: o  Space Adventure. Ciro diz que a Dinorigin fará consultoria também para outro parque, o Mundo Dino, que será construído junto ao Jardim Botânico de São Paulo.

Planos para a região

A proximidade de Ciro e seu irmão, o paleontólogo Sergio Cabreira, com a Oceanic pode ser um passo importante para que, futuramente, a empresa construa um parque dos dinossauros em Santa Maria ou na Quarta Colônia, onde além de uma estrutura temática, seria possível visitar os sítios reais onde foram achados os fósseis mais antigos do mundo.

— Sempre que podemos, a gente fala para eles da ideia de fazer um parque de dinossauros aqui na região. Talvez seja algo possível para daqui 4 ou 5 anos. Claro que tudo dependerá de estudos de demanda, porque eles precisam ter retorno do investimento. Em Camboriú, há milhares de turistas. Aqui, o público é mais limitado, mas quanto mais atrações tivermos, como as Termas Romanas, o Parque Oásis, ajuda. Talvez pensar aqui num parque de médio porte — diz Ciro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

56 trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados no interior de Uruguaiana Anterior

56 trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados no interior de Uruguaiana

Próximo

Sessões da Câmara de Santa Maria viram disputa de torcidas lulistas e bolsonaristas

Geral