“Operação Santaninha” prende integrante de grupo criminoso suspeito de assalto a banco em Santana da Boa Vista

Lenon de Paula

“Operação Santaninha” prende integrante de grupo criminoso suspeito de assalto a banco em Santana da Boa Vista
Ataque à agência do Banrisul em Santana da Boa Vista ocorreu em 18 de abril. Dois dos quatro assaltantes morreram em tiroteio com a Brigada Militar. Foto: Reprodução

Em uma ofensiva contra organizações criminosas apontadas como responsáveis pelo assalto a banco nas cidades de Santana da Boa Vista, em abril, e Amaral Ferrador, em maio, a Polícia Civil deflagrou a Operação “Santaninha” e cumpriu, nesta sexta-feira (8), dez mandados de busca e apreensão nos municípios de Venâncio Aires, Dom Feliciano e Santa Cruz do Sul.

Ao todo, três pessoas foram presas. Uma delas seria suspeito de ser um dos quatro autores do assalto à uma agência do banco Banrisul, em Santana da Boa Vista. Os outros dois presos são suspeitos de prestarem apoio logístico na fuga do grupo criminoso nesta ação.

Leia mais

Após uma semana, cerco de busca pelos assaltantes do banco é encerradoIdentificado corpo de segundo suspeito de assalto a banco em Santana da Boa VistaSeguem as buscas pelos assaltantes do banco em Santana da Boa Vista

Relembre o caso

No ataque ao banco ocorrido na tarde do dia 8 de abril deste ano, em Santana da Boa Vista, os criminosos fizeram moradores de escudo humano para poder entrar em uma caminhonete Fiat Toro e fugir em direção a Encruzilhada do Sul. Esse tipo de ação é conhecida como “novo cangaço”, por utilizar as pessoas como escudo mediante ameaças e disparos para cima, como faziam no passado os cangaceiros no nordeste do país. 

Dos quatro assaltantes envolvidos na ação, Marco Antônio de Carvalho, 47 anos, morreu na agência bancária durante troca de tiros com policiais. Paulo Ricardo Domingues dos Santos, 43 anos, foi baleado e morreu durante a fuga. O corpo de Ricardo foi encontrado 14 dias depois do assalto em uma área de mata em Encruzilhada do Sul.

O cerco instalado para as buscas aos responsáveis pelo assalto à agência do Banrisul em Santana da Boa Vista foi encerradoem 14 de abril. Foto: Brigada Militar (Divulgação)

A cidade de Santana da Boa Vista possui cerca de 8,2 mil habitantes e fica a cerca de 62 km de Caçapava do Sul e 160 km de Santa Maria.

Outra organização criminosa utilizou o mesmo método de fuga

Um outro grupo criminoso, apontado como responsável pelo assalto a uma agência bancária, também do Banrisul, na cidade de Amaral Ferrador, no dia 13 de maio, foi alvo da Operação “Santaninha”. Segundo a Polícia Civil, este segundo grupo teria utilizado métodos semelhantes ao do assalto em Santana da Boa Vista.

Leia mais

Caminhonete usada em assalto a banco em Santana da Boa Vista é localizadaPolícia faz buscas a assaltantes de banco em Santana da Boa VistaAssaltante é morto em ataque a banco em Santana da Boa Vista

Nesta ação, cerca de quatro homens, portando armas de fogo (ao menos duas calibre 12 e um fuzil calibre 7.62) ingressaram na agência bancária realizando disparos. Foram roubados os valores existentes no interior do cofre da agência, e, ainda, o dinheiro de um dos caixas eletrônicos. Dois revólveres e coletes balísticos foram roubados dos vigilantes. Conforme a polícia, um dos membros do grupo criminoso, identificado como André da Silva, teve um mal súbito devido a complicações cardíacas e morreu durante a ação.

Para viabilizar a fuga, os assaltantes também usaram o método do “novo cangaço”, utilizando os civis mantidos em refém como escudo. O grupo incendiou o veículo Honda Fit, no qual chegou à agência, e roubaram outro veículo em seguida. Até o momento ninguém foi preso.

A cidade Amaral Ferrador  possui cerca de 6,3 mil habitantes, e está localizada a 58 km de Encruzilhada do Sul e a 290 km de Santa Maria

A “Operação Santaninha” foi liderada pelo delegado João Paulo de Abreu, da 1ª Delegacia de Polícia  de Repressão a Roubos (1ª DR) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) da Polícia Civil, e contou com o apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santa Cruz do Sul e da Brigada Militar.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Soldiers estreia em competição nacional neste domingo Anterior

Soldiers estreia em competição nacional neste domingo

UFSM e União disputam clássico pela Série Ouro Próximo

UFSM e União disputam clássico pela Série Ouro

Geral