O aniversário da invenção que aproximou o mundo

O telefone foi uma das primeiras invenções tecnológicas da comunicação do século 20. Em 10 de março de 1876, seu desenvolvedor, Alexander Graham Bell, patenteou o telefone. Aqui no Brasil, o primeiro telefone pertenceu ao imperador Dom Pedro II. Desde que a humanidade surgiu, as pessoas tentam se comunicar com quem está longe. A invenção de Graham Bellen encurtou distâncias, aproximou pessoas, diminuiu o tamanho do mundo. Ao longo dos anos, as formas de comunicação evoluíram muito. Porém, a comunicação por voz se mantém como a mais eficiente. A voz tem uma vantagem muito clara em relação às outras: ela também transmite emoções. Cuide de sua comunicação.

É óbvio! Será?

Quando o assunto é óbvio, “é óbvio que as pessoas entenderam”. Pelo menos é assim que a maioria dos líderes acha de suas equipes. Esquecem de fazer uma pergunta básica: “Você entendeu?”

É comum os liderados ouvirem, mas não entenderem e, dependendo da qualidade de relacionamento com seu líder, dizer que não entenderam pode ser algo. É óbvio também – pelo menos deveria ser – que quando uma pessoa não entende, pede uma nova explicação. Na prática, nem sempre é assim. E mais: a responsabilidade de certificar a clareza é do líder. Quando não acontece dessa forma, a probabilidade de a equipe errar é muito maior. Um custo invisível.

Consequências da falta de estratégia

Imagine você sentado em uma praia prestando atenção na conversa entre dois nativos da região. Assim como cada lugar do Brasil tem seu jeito próprio de se comunicar, cada empresa também. Encontrar o tom e a forma certa de comunicação empresarial significa mais engajamento, mais união, mais clareza, mais felicidade, mais produtividade.

Se isso não acontecer, o cenário na empresa, possivelmente será de reuniões sem nenhum propósito, uma chuva de e-mails e mensagens em grupos que acabam não sendo lidas e informações importantes se perdem, feedbacks não existem e, se existem, são corretivos apenas. A comunicação tem implicações diretas no clima organizacional, na satisfação das pessoas e, por consequência, no “turnover” da empresa. Fique esperto.

Como melhorar a comunicação da empresa?

Uma das funções de um plano estratégico é conectar a empresa a sua missão e visão aos seus valores, aos objetivos estratégicos, às ações de curto, médio e longo prazo e também aos indicadores de cada ação.

A cultura da organização é a essência, a alma da organização. A cultura representa a personalidade da empresa e, assim, as pessoas vão compreendendo o “jeito” de se comunicar. Elimine todos os ruídos de comunicação. Elimine a “rádio corredor”, o “diz que me diz que”. E se quiser evoluir ainda mais, faça um plano estratégico de comunicação, que atenda à comunicação interna, à mercadológica e à institucional. Mãos à obra.

Experiência é tudo

Pedro aproveitou a folga de domingo para ir ao shopping trocar a camiseta que ganhou e ficou pequena. Às 16h30min, ele entrou na loja e percebeu apenas uma atendente uniformizada. Pedro esperou. Desconfiou que usava a “capa de invisibilidade”, já que não houve contato visual da atendente, nenhum cumprimento. Sentiu-se incomodado. Após um tempo, a conversa entre a atendente e outro cliente terminou, e Pedro se dirigiu a ela.– Oi, eu sou Pedro, ganhei um presente daqui e não serviu. Como faço para trocar?– (silêncio…) Moço, eu não sei se posso trocar.– E tem alguém que possa nos orientar?– Posso tentar ligar para o meu gerente.– Então, ligue, por gentileza.– Ele não atende. Você pode voltar aqui outra hora?– Moça, mas qual a orientação para essa situação?– Não sei, sou nova aqui e ninguém me explicou.Pedro pegou a sacola e foi embora.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Homem é preso em Santiago suspeito de manter companheira e os dois filhos em cárcere privado Anterior

Homem é preso em Santiago suspeito de manter companheira e os dois filhos em cárcere privado

Volta do vestibular da UFSM será definida no fim do mês e outras 5 notícias para você ficar sabendo Próximo

Volta do vestibular da UFSM será definida no fim do mês e outras 5 notícias para você ficar sabendo

Geral