ineditismo

Novo caça da Força Aérea Brasileira faz o primeiro voo no Brasil

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fonte: Agência Força Aérea (Divulgação)

A quinta-feira foi representativa para a Força Aérea Brasileira (FAB). O novo caça Gripen fez o primeiro voo em espaço aéreo do país. Ainda à tarde, a aeronave decolou do aeroporto ministro Victor Konder, em Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, em direção ao Centro de Ensaios em Voo do Gripen, na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). O voo, conforme a FAB, durou cerca de uma hora.

Decreto que regulamenta Lei Aldir Blanc é publico pela prefeitura

O jato Gripen, de fabricação sueca, percorreu ontem rota entre Santa Catarina e São Paulo, sob acompanhamento de militares da Ala 4, em Santa Maria. O Gripen é o primeiro F-39E de um total de 36 unidades. A compra ocorreu ainda durante a gestão de Dilma Rousseff. A aquisição, à época, foi anunciada pelo governo federal e teve um custo de US$ 4,5 bilhões. O governo petista optou, em 2013, por comprar da Suécia os caças.

De acordo com o Ministério da Defesa, o F-39E Gripen é uma unidade de testes equipada com instrumentos para a continuidade da campanha de ensaios, que teve início em agosto de 2019, na Suécia.  

GANHOS
O F-39 Gripen, nos modelos E (monoposto) e F (biposto), será a mais moderna e avançada plataforma multimissão atuando na defesa do espaço aéreo brasileiro. A aeronave é conhecida pela eficiência, baixo custo de operação, elevada disponibilidade e avançada capacidade tecnológica. 

Em diversas Forças Aéreas no mundo tem sido o vetor responsável pela soberania e proteção da nação, realizando missões variadas, como as de policiamento do espaço aéreo em regiões críticas. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: sem poder trabalhar com eventos, jovem aposta em papelaria artesanal

Próximo

VÍDEO: campanha incentiva exercício da empatia por motoristas e pedestres

Geral