Fotos: Beto Albert (Diário)
Às 9h desta sexta-feira (30), quando a principal agência dos Correios de Santa Maria começava o funcionamento, já havia pessoas esperando para consultar possíveis descontos indevidos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Mais de 100 aposentados e pensionistas buscaram o local no primeiro dia de atendimento do serviço. No município, a agência no Bairro Camobi, dentro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), também faz a consulta. O serviço é em todo o Brasil, e a comunidade pode seguir indo nas agências.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Durante o tempo que a reportagem esteve nos Correios da Rua Venâncio Aires, no turno da tarde, pelo menos três idosos e pensionistas foram atendidos para a consulta. O fluxo constante se repetiu durante todo o dia. Na ocasião, é necessário um documento com foto, CPF, e para o cadastro um número de telefone e endereço de e-mail.
Sobre o atendimento, a equipe dos Correios reforça que o serviço é para tratar de descontos associativos indevidos, após fraudes que lesaram milhões de idosos. Estima-se que cerca de R$ 6,3 bilhões foram descontados de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024. Ainda indicam que não há necessidade de ir até as unidades antes do horário de abertura, e que esse tipo de atendimento só será feito em agências.
As consultas
O aposentado Hylario João Agostini, 90 anos, foi um dos que consultaram a sua situação, logo após um conhecido ter comentado que foi até uma agência.

– Estávamos conversando e ele disse que esteve no correio, com descontos de R$ 70 por mês. Alguma coisa assim. Somando, vai dar um bom dinheiro. Daí, decidi passar na agência, já que estava com minha identidade no bolso. Aí vim aqui, mas o meu não tem nada. Daí, a moça ainda me deu um documento comprovando que não tinha nenhum desconto indevido – relata Agostini, com o papel recebido em mãos.
Se houver descontos associativos indevidos, o sistema iniciará o processo de análise e o aposentado e pensionista deve retornar em futura data. O governo federal não indicou quando deve pagar esses valores pendentes.
- Beneficiários do INSS podem contestar descontos indevidos nos Correios
- AGU cria grupo para recuperar dinheiro das vítimas de fraude no INSS
Nesses atendimentos será possível:
- Verificar se houve descontos não autorizados no benefício;
- Solicitar a contestação de cobranças feitas por associações ou entidades;
- Confirmar autorizações anteriores;
- Acompanhar o andamento de contestações em curso;
- Avaliar documentos apresentados por terceiros;
- Obter orientações impressas sobre o uso dos canais digitais oficiais.
Horário de atendimento dos correios em Santa Maria
- Agência Centro – 9h às 17h. Rua Venâncio Aires, 1742.
- Agência Camobi – 9h às 12h e das 13h às 16h30min.
- Leve – Documento com foto, CPF, e para o cadastro um número de telefone e endereço de e-mail.
*Somente agências dos correios fazem esse atendimento.
Outros municípios
São mais de 5 mil agências próprias habilitadas em todos os estados. Veja a mais próxima na lista completa no site dos Correios. Cada agência tem seu horário de funcionamento, consulte.
Se o beneficiário estiver impossibilitado de comparecer a uma agência o atendimento poderá ser realizado por um representante legal, mediante apresentação de procuração autenticada. Nesse caso, o acesso será restrito à consulta, sem possibilidade de alterações cadastrais.
Leia mais: