Obituário

Morre, aos 84 anos, professor Rony Paulo Valença Floresta

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal

Morreu, nesta quinta-feira, aos 84 anos, o professor aposentado Rony Paulo Valença Floresta. Em mais de 50 anos em Santa Maria e Itaara, Rony acumulava homenagens e agradecimentos pelos serviços prestados como bancário, economista e docente na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Franciscana (UFN).

Para trabalhar no Banco do Brasil em 1965, Rony, a esposa Marisa, com quem foi casada por mais de 60 anos e as primeiras filhas mudaram-se para Santa Maria. O amor pelos números serviu de estímulo para conquistar a graduação em Economia e Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria em 1970. Durante os anos, realizou especializações em coordenação de Sistema Bancário e Gestão Estratégica de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, além de uma graduação em Projeto de Capacitação de Associações de Pequenos pela UFN em 2002.

Entre 1992 e 1998, foi colunista do jornal A Razão. Quinzenalmente, Rony publicava pela Sociedade de Economia de Santa Maria, sob o título 'Acorda, Santa Maria'.

Uma das filhas dele, a presidente da Associação dos moradores da Vila Belga, Myrna Floresta, 59, descreve o pai como um homem dedicado e um professor inesquecível:

- Era um pai presente e maravilhoso que não media esforços para atender os quatro filhos. A minha mãe sempre acompanhou ele em tudo. Ele sempre foi uma pessoa alegre e divertida. Era brincalhão, mas muito correto. Ele era muito sério no trabalho dele e deixou muitos alunos que até hoje perguntam por ele, porque foi um professor que eles nunca mais esqueceram.

Em 2017, Rony participou do quadro Com a Palavra, do Diário de Santa Maria, espaço no qual ele falou sobre carreira, família e o amor por Santa Maria.  

Rony Floresta estava internado desde do dia 19 e morreu na manhã desta quinta-feira, em decorrência de falência múltipla de órgãos no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo. O velório ocorrerá das 14h30min às 18h no Cemitério Santa Rita de Cássia em Santa Maria. O enterro será às 18h, também no Cemitério Santa Rita.  Rony deixa a esposa Marisa, os filhos Myrna, Márcia, Claudia e André e os netos Letícia, Felipe e Fernando. 

REPERCUSSÃO

Na página no Facebook, o deputado federal e futuro presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Valdeci Oliveira (PT) publicou uma nota de pesar.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Estado lança programa destinado a obras e habitação que contemplará municípios da região

VÍDEO: polícia vai investigar caso de paciente com larvas na boca e nariz no Husm Próximo

VÍDEO: polícia vai investigar caso de paciente com larvas na boca e nariz no Husm

Geral