santa maria

Moradores de Cohabs chegam mais perto da sonhada escritura da casa própria

Camila Gonçalves

Foto: Charles Guerra (Diário)
Ruth Rosa foi uma das pessoas que buscou orientações para regularizar seu terreno na Tancredo Neves

A pensionista Ruth Silva da Rosa, 60 anos, mora desde 1986 na Cohab Tancredo Neves. Apesar de viver há muito tempo no local, diante da justiça, só a escritura comprova a propriedade de sua casa. Nesta quinta-feira, ela dedicou parte da tarde para ir ao CIEP Paulo Lauda e buscar orientações sobre como viabilizar a escritura da casa comprada com o marido, já falecido. A tentativa frustrada de obter o documento, no ano passado, foi superada pela esperança. O mutirão para orientar moradores de imóveis da extinta Companhia Estadual de Habitação (Cohab), que começou nesta quinta-feira, reanimou pessoas como Ruth. Ela acredita que, com a orientação que recebeu no local, finalmente vai  conseguir o documento. 

- Será um privilégio. Eu já havia tentado no ano passado, mas faltaram documentos, e eu não pude ir atrás. Como estou com problemas de saúde e cuido dos meus três netos, é difícil correr atrás disso. Mas, agora, está tudo certinho, não tem como se perder, avaliou.

Uber estreia hoje com estimativa de preço do serviço em Santa Maria

A aposentada Leda da Costa Severo soube da ação pelos carros de som e também não perdeu a oportunidade: 

- O custo é muito alto se a gente tentar direto. Agora, finalmente, vai dar para fazer (a escritura). Depois disso, a vida fica mais segura.  

AGENDA DAS OUTRAS COHABS

Mais de 2 mil santa-marienses terão a chance de buscar a regularização. Até o sábado, servidores do Estado e do município vão percorrer os bairros de Santa Maria onde existem as cohabs. Mesmo aqueles com os chamados "contratos de gaveta" podem buscar o direito. Veja onde ocorre o mutirão hoje e amanhã

Cohab Fernando Ferrari 

Sexta-feira

  • Horário - Das 13h30min às 18h 
  • Local - Associação Comunitária Fernando Ferrari

Cohab Santa Marta

Sábado 

  • Horário - Das 9h ao meio-dia
  • Local - Escola Estadual Augusto Ruschi

Na quinta-feira, 517 pessoas foram até o Bairro Tancredo Neves, para tirar dúvidas e dar início ao processo de emissão das escrituras. Só na Cohab Tancredo Neves, eram esperados 1.433 mutuários. Os mutirões passarão também pelos bairros Salgado Filho, Nova Santa Marta e Camobi.

Mais de 60 vagas de empregos e estágios para sexta-feira

O MUTIRÃO

Para tornar mais ágil o processo, os moradores recebem um guia de instrução apontando todos os passos para concretizar a tão sonhada escritura. 

A ação é promovida pela Secretaria de Obras e Saneamento do Estado (SOP), em parceria com a prefeitura, Câmara de Vereadores, Defensoria Pública e tabelionatos. O secretário estadual da SOP, Fabiano Pereira, e o prefeito, Jorge Pozzobom, estiveram no CIEP no primeiro dia do mutirão para acompanhar a força-tarefa.

A aprovação da lei de isenção do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), pela Câmara de Vereadores de Santa Maria, no final do ano passado, tornou o processo ainda mais barato. A legislação vale para a primeira transferência de propriedade das residências. Um convênio com os tabelionatos locais também beneficiam os futuros proprietários.

De acordo com a diretora do departamento de Habitação da SOP, Kellen Viegas de Mattos, uma pessoa que possui uma casa de 100 m² teria um custo de cerca de R$ 2,8 mil para regularizar o terreno. Com a isenção do tributo, o custo fica cinco vezes mais barato.

- O morador vai pagar só pelo valor das taxas de cartório, que giram em torno de R$ 500, explicou.

Os moradores que não conseguirem ir aos mutirões têm até janeiro de 2019 para regularizar a situação com isenção do ITBI. O guia entregue aos moradores informa quais órgãos procurar em Santa Maria para cada etapa do processo.

Os documentos necessários para a emissão da escritura definitiva, bem como mais informações, podem ser encontrados neste site.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Refeições do RU da UFSM ficam mais caras a partir de março Anterior

Refeições do RU da UFSM ficam mais caras a partir de março

Curto circuito causa prejuízo a 140 moradores da Tancredo Neves Próximo

Curto circuito causa prejuízo a 140 moradores da Tancredo Neves

Geral