Missas de Ramos marcam início da Semana Santa

Mariana Fontana

"A Semana Santa foi aberta oficialmente neste domingo com as missas do Domingo de Ramos. Quatro celebrações foram realizadas no Santuário Basílica da Medianeira, em Santa Maria, sendo duas pela manhã e duas à tarde.

Papa Francisco abrirá conta no Instagram

A celebração marca o fim da Quaresma e o início da Semana Santa, que antecede a Páscoa. Durante as atividades que seguem durante toda a semana, são representadas a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus. O Domingo de Ramos relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, momento em que Cristo foi saudado pelo povo, que cobriu seu caminho com panos e ramos de oliveira. Segundo o padre Lucas Carvalho, vigário da Basílica, a celebração é um dos principais momentos de fé para os católicos, e a benção dos ramos é, justamente, a representação desse primeiro momento vivido por Jesus.

Papa Francisco completa três anos de pontificado

Nes domingo, as missas na Basílica começaram do lado de fora da igreja. Com os ramos erguidos, os devotos tiveram os galhos abençoados pelo padre Lucas. Depois, todos caminharam em procissão até o interior da Basílica para a celebração.

– O Domingo de Ramos representa a entrada de Jesus em Jerusalém, onde ele foi reconhecido como rei. Mas, ao longo dos tempos, a tradição foi oferecendo outros significados aos ramos. Hoje, eles também são tidos como objeto da proteção e do auxílio de Cristo, por isso, em um temporal, por exemplo, são queimados os ramos para que Jesus proteja a casa – lembra o padre Lucas.

A aposentada Jacinta Walter Martins fez questão de sair da Vila Prado, onde mora, para participar da celebração na Basílica. Segundo ela, a tradição foi repassada pela mãe e, hoje, a filha de Jacinta, Mariane Walter Martins, 8 anos, também segue os passos da mãe. A aposentada afirma não faltar nenhuma das missas de Ramos, já que, segundo ela, o momento é para renovar a fé.

– Este é um domingo em que todos adoram a Jesus. É um dia para esquecer os pecados, louvar e perdoar. Sempre tenho os ramos abençoados em casa porque, para quem tem fé, eles protegem. Nunca perdi uma missa e não quero perder enquanto eu estiver aqui – afirma Jacinta.

Na Celebração do Domingo de Ramos no Vaticano, o papa Francisco lamentou  que exista tanta gente que não queira “assumir a responsabilidade” do destino dos refugiados. Na homilia, o Papa recordou que, a caminho da cruz, Jesus “também experimentou na sua própria pele a indiferença, pois ninguém quis assumir a responsabilidade do seu destino”.
"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Homem é esfaqueado em saída de clube de São Gabriel

Próximo

Confira as notícias mais lidas deste domingo

Geral