tragédia

Memorial da Kiss ainda não tem data para começar as obras

Thays Ceretta

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

O memorial que promete dar outra forma ao prédio onde funcionava a Boate Kiss ainda não tem data para começar a ser construído. Os projetos estão sendo finalizados pelo vencedor do concurso nacional realizado este ano.

Hoje, a maior tragédia gaúcha completa cinco anos e oito meses e, desde ontem, familiares das vítimas estão reunidos na Tenda da Vigília. Mas uma das maiores homenagem deve ser a construção de um espaço que irá reforçar a questão afetiva e sentimental, além de fazer uma narrativa da tragédia de forma que ajude a amenizar a dor.

De acordo com o arquiteto Felipe Zene Motta, existem dois projetos, o Legal ( em que consta as plantas) e o Executivo, em que constarão os desenhos, o orçamento e os valores do material e da mão de obra.

- A expectativa é que ainda nesta semana o projeto legal seja entregue oficialmente na prefeitura. Paralelo a isso, está entrando na fase final também o projeto executivo que será enviado até outubro para a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM). Temos nove equipes trabalhando em conjunto - afirma o arquiteto paulista.

Santa-marienses fazem placa para evitar acidentes de trânsito em cruzamento de Santa Maria

Depois que o projeto legal chegar na prefeitura, por lei, em cerca de 30 dias úteis será feita a análise. Após esse prazo, há mais 10 dias para ser dado o deferimento. Em seguida, o licenciamento (licença para construção), que tem validade de um ano, e, por último, o habite-se. A demolição, que será feita pela prefeitura, ainda não tem data.

A prefeitura informa que já está encaminhando o processo de demolição do prédio junto ao Sinduscon. No entanto, as tratativas foram suspensas temporariamente em função de um pedido da AVTSM, com a finalidade de que o imóvel seja utilizado como peça de prova no processo que busca a condenação dos quatro réus responsabilizados pelas 242 mortes, ocorridas em 2013. Tão logo haja nova decisão, o processo voltará a tramitar. Atualmente, os réus aguardam a análise de recurso contra a realização de júri popular no Superior Tribunal de Justiça (STF), em Brasília.

Assim que os projetos estiverem prontos e aprovados, a próxima etapa é captar recurso para a construção do memorial. No projeto executivo consta valor da obra, que pode chegar a R$ 3 milhões. Para construir o memorial, a AVTSM precisará captar o dinheiro.

- Ainda não temos ideia de quanto tempo vamos precisar para captar recursos, só depois que tivermos os projetos em mãos. A gente não vai depender de uma ajuda só, vamos buscar vários recursos. Sobre a demolição, está fora de cogitação desmanchar o prédio antes do julgamento do processo criminal - diz Flávio Silva, vice-presidente da AVTSM.

HOJE É DIA DE HOMENAGENS
Como ocorre todo dia 27, atividades serão realizadas, hoje, para lembrar das vítimas da tragédia, que completa cinco anos e oito meses. Os familiares de vítimas farão uma vigília, das 9h às 18h, na Praça Saldanha Marinho. Haverá um momento de reflexão e oração, que será comandado pela professora Maria das Graças Py. Às 16h30min, ocorrerá o tradicional Minuto do Barulho, com palmas para homenagear as vítimas da tragédia.

Caixa garante R$ 78 milhões para consertar ruas, mas vereadores precisam autorizar empréstimo

Os familiares e sobreviventes estarão reunidos até amanhã e, durante as vigílias, haverá arrecadação de brinquedos e doces (balas, bombons, pirulitos), que serão doados na festa de Dia da Criança, no dia 10 de outubro. O evento, voltado a crianças carentes, será realizado no mesmo local.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Casa é consumida pelo fogo em Santa Maria Anterior

Casa é consumida pelo fogo em Santa Maria

Dois motociclistas ficam feridos em acidentes em Santa Maria Próximo

Dois motociclistas ficam feridos em acidentes em Santa Maria

Geral