Foto: Divulgação
A Marcha da Maconha de Santa Maria chega à sua 11ª edição neste sábado (4), com concentração a partir das 14h na Praça Saturnino de Brito, a Praça do Brahma. O evento, que tem expectativa de reunir cerca de 300 pessoas, busca promover o debate sobre políticas de drogas e, neste ano, traz como tema “Operação Mente Aberta”.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De acordo com a organização, a proposta é denunciar ações recentes da Polícia Federal que, em 2024, tiveram como alvos tanto estudantes da Casa do Estudante Universitário (CEU) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) quanto a Associação Santa-Mariense de Estudos e Apoio à Cannabis Medicinal (ASCAMED).
A concentração terá clima de festival, com feira, brechós, microfone aberto, discotecagem e confecção de cartazes. Às 16h20min, os participantes saem até a Praça do Itaimbé, onde ocorre o encerramento, com apresentações artísticas e o sorteio de rifa. Mesmo com chuva, o ato será mantido.
Segundo os organizadores, a marcha pretende fortalecer a cena cultural e política local, além de ocupar espaços públicos de forma coletiva.